Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41756

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Isaac Sidney Mendes dos-
dc.date.accessioned2021-11-22T13:05:50Z-
dc.date.available2021-11-22T13:05:50Z-
dc.date.issued2017-07-17-
dc.date.submitted2021-11-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Isaac Sidney Mendes dos. Resolução de atividades matemáticas com proporções por alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do campo. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41756-
dc.description.abstractApresentamos a pesquisa desenvolvida no quando de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática desenvolvida no Centro Acadêmico do Agreste do Universidade Federal de Pernambuco. Buscamos investigar como os alunos do nono ano do Ensino Fundamental estabelecem relações entre as atividades produtivas que desenvolvem no campo e os conteúdos matemáticos estudados na escola, em particular, o conceito de proporções. Para desenvolver a pesquisa nos referenciamos nos estudos sobre a Educação do Campo e Sobre a Educação Matemática Crítica. A pesquisa foi realizada em uma escola do campo do Município de Riacho das Almas no Agreste pernambucano e como instrumento de coleta de dados utilizamos dois questionários que foram aplicados em duas etapas. Na primeira participaram da pesquisa 45 estudantes de duas turmas do nono ano da referida escola e na segunda etapa 41 estudantes. O primeiro questionário teve por finalidade identificar as atividades produtivas desenvolvidas pelos estudantes e a relação que eles têm com o lugar onde habitam e com o campesinato. No segundo questionário foi voltado para o conceito de proporção, no qual solicitamos aos estudantes que respondessem três atividades que envolvem este conceito matemático. Para analisar as respostas ao primeiro questionário utilizamos as categorias identidade camponesa e atividades produtivas. Para elaboração e analisar os problemas com proporção utilizamos a classificação de atividades preconizada pela Educação Matemática Crítica: referência à matemática pura, referência a uma semirrealidade e referência à vida real. Os resultados da pesquisa mostram que os alunos desenvolvem atividades produtivas ligadas ao campesinato e que, em maioria, se identificam com o lugar onde vivem. Com relação aos problemas sobre o conceito de proporção, os estudantes tiveram um desempenho expressivo na resolução do Problema 1 que faz referência à matemática pura, ao passo que no Problema 2, que faz Referência a uma semirrealidade, eles tiveram um menor índice de acertos. O melhor desempenho dos estudantes foi observado na resolução do Problema 3 que faz referência à vida real. Entendemos que o fato de este problema trazer um contexto da realidade da comunidade na qual a escola está inserida, a confecção de roupas, contribuiu para uma melhor compreensão do enunciado do problema e dos questionamentos realizados.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectProporçãopt_BR
dc.titleResolução de atividades matemáticas com proporções por alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do campo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8371699868109287pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.description.abstractxWe showed the research developed as a requirement for the conclusion of Mathematics graduation course, developed at Centro Acadêmico do Agreste, from the Federal University of Pernambuco. We seeked to investigate how students from the ninth grade of elementary school stablish relationships between the productive activities that they the develop in the campus and the mathematical contents studied at school, in particular, the concept of proportions. To develop the research, we referred to the studies about the Field Education and the critical mathematical education. The research was made at a school in the countryside of Riacho das Almas neighborhood, in the Agreste Region of Pernambuco, and as a tool for the data collect we used two quizzes, applied in two steps. In the first one, 45 students from two different ninth grades, from the referred school, participated in the research, and in the second one, 41 students. The first quiz aimed to identify the productive activities developed by the students and the relationship they have with the place where they live and with the local peasantry. The second one was about the concept of proportion, in which we requested students to answer three activities which involve this mathematical concept. To analyze the answers to the first quiz, we used the categories peasant identity and productive activities. To the creation and analyzes of these problems with proportion we used the classification of activities recommended by the critical mathematical education: reference to the pure Mathematics, reference to a semi-reality and reference to the real life. The results of the research show that students develop productive activities related to the peasantry in which, in the most, identify the place where they live in. in relation to the problems about the concept of proportion, the students had an expressive performance in the answer for problem number 1, that relates to the pure Mathematics, while in problem number 2, that relates to a semi-reality, the had a smaller hit rate. The best performance of the students was observed while answering problem number 3, related to real life. We understood that the fact of this problem bring a context of the reality from community in which the school is inserted, the clothing making, contributed to a better understanding of the statement of the problem and of the questions made.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Isaac Sidney Mendes dos.pdf1,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons