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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41703

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Título: FrameAGAP um dispositivo para o acompanhamento da aprendizagem : um estudo em sala de aula invertida sobre cônicas
Autor(es): LIMA, Joélia Santos de
Palavras-chave: Matemática – Ensino Superior; Metodologias de Ensino; Matemática – Geometria Analítica; Avaliação da Aprendizagem; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 14-Jun-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LIMA, Joélia Santos de. FrameAGAP um dispositivo para o acompanhamento da aprendizagem: um estudo em sala de aula invertida sobre cônicas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A personalização do ensino, na Sala de Aula Invertida, tem apresentado bons resultados para o Ensino Superior de Matemática, porém apresenta estratégias de pouca escalabilidade. É nesse contexto que o GERE - Grupo de Estudos sobre Recursos para a Educação vem desenvolvendo um Framework para suporte ao professor no ensino personalizado. Esta pesquisa integra tal projeto e tem como objetivo construir e validar um framework (FrameAGAP) para o acompanhamento da aprendizagem personalizada de estudantes em um contexto da sala de aula invertida sobre o conteúdo de cônicas. A Teoria dos Campos Conceituais embasou a estruturação do conhecimento no FrameAGAP, a análise dos materiais e das situações e a comparação deles. Posteriormente, mapeamos as habilidades, significados e representações das situações sobre cônicas e variáveis que implicassem em maior maturidade para resolução da situação. Todo o material foi implementado em um banco de dados. Para testar o FrameAGAP, acompanhamos três licenciandos de matemática, no tópico de cônicas de Geometria Analítica. A cada atividade da disciplina, os protocolos desses estudantes eram analisados com o FrameAGAP para identificação de materiais para suprir dificuldades e novas situações para testagem ou aprofundamentos. Os estudantes conseguiram superar diferentes tipos de erros que apresentaram. O FrameAGAP permitiu-nos acompanhar os conhecimentos e dificuldades dos estudantes, auxiliando-nos como professor na identificação, escolha e desenvolvimento de materiais e situações adequados para a personalização da aprendizagem.
Descrição: FERREIRA, Veronica Gitirana Gomes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: GITIRANA, Veronica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41703
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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