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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41698

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Título: Recursos e tecnologias para o ensino e aprendizagem da matemática a alunos surdos em um ambiente inclusivo.
Autor(es): SANTOS, Anyla Layse
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Tecnologia educacional; Surdez
Data do documento: 15-Dez-2017
Citação: SANTOS, Anyla Laise. Recursos e tecnologias para o ensino e aprendizagem da matemática a alunos surdos em um ambiente inclusivo. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A presente pesquisa objetiva investigar as contribuições de recursos e tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos surdos e ouvintes. A mesma foi realizada em uma Escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Toritama/PE. Como suporte teórico para a pesquisa, utilizamos os estudos de Manzini e Deliberato (2006) para refletir a aplicação do processo de Ajudas Técnicas, além de outras referências como Lorenzato(2006), Turrioni e Perez (2006) que indicam o uso de determinados recursos e tecnologias para a construção do conhecimento matemático. Para tal pesquisa, utilizamos como procedimentos metodológicos o uso sistemático de observações, a aplicação de uma intervenção e de um questionário. É importante ressaltar que a intervenção ocorreu com quatro alunos, sendo dois deles alunos surdos. Nas observações, o conteúdo trabalhado em sala foi equações com uma e duas incógnitas. Para introduzirmos o conteúdo utilizamos a história da Matemática, posteriormente a balança das equações que foi confeccionada especificamente para esta pesquisa e a utilização de um software para praticar o conteúdo abordado. Na análise dos dados, identificamos que a utilização de recursos e tecnologias são alternativas relevantes para a construção do conhecimento matemático e que a metodologia e recursos que foram utilizados contribuíram para uma melhor compreensão do conteúdo matemático tanto para os alunos ouvintes e em especial para os alunos surdos, que ao responderem ao questionário, relataram que os recursos que foram utilizados na intervenção os ajudaram a compreenderem melhor e mais facilmente o conteúdo, pois se tratavam de recursos visuais. Por fim foi perceptível a possibilidade de planejar e colocar em pratica uma aula inclusiva, onde as diferenças são respeitadas, onde o professor construa o conhecimento matemático junto com o seu aluno, seja ele surdo ou ouvinte, levando em consideração as necessidades apresentadas pelos mesmos, garantindo o direito de aprendizagem de cada aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41698
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