Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41698

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorSANTOS, Anyla Layse-
dc.date.accessioned2021-11-18T14:49:08Z-
dc.date.available2021-11-18T14:49:08Z-
dc.date.issued2017-12-15-
dc.date.submitted2021-11-18-
dc.identifier.citationSANTOS, Anyla Laise. Recursos e tecnologias para o ensino e aprendizagem da matemática a alunos surdos em um ambiente inclusivo. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41698-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva investigar as contribuições de recursos e tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática aos alunos surdos e ouvintes. A mesma foi realizada em uma Escola da Rede Municipal de Ensino do Município de Toritama/PE. Como suporte teórico para a pesquisa, utilizamos os estudos de Manzini e Deliberato (2006) para refletir a aplicação do processo de Ajudas Técnicas, além de outras referências como Lorenzato(2006), Turrioni e Perez (2006) que indicam o uso de determinados recursos e tecnologias para a construção do conhecimento matemático. Para tal pesquisa, utilizamos como procedimentos metodológicos o uso sistemático de observações, a aplicação de uma intervenção e de um questionário. É importante ressaltar que a intervenção ocorreu com quatro alunos, sendo dois deles alunos surdos. Nas observações, o conteúdo trabalhado em sala foi equações com uma e duas incógnitas. Para introduzirmos o conteúdo utilizamos a história da Matemática, posteriormente a balança das equações que foi confeccionada especificamente para esta pesquisa e a utilização de um software para praticar o conteúdo abordado. Na análise dos dados, identificamos que a utilização de recursos e tecnologias são alternativas relevantes para a construção do conhecimento matemático e que a metodologia e recursos que foram utilizados contribuíram para uma melhor compreensão do conteúdo matemático tanto para os alunos ouvintes e em especial para os alunos surdos, que ao responderem ao questionário, relataram que os recursos que foram utilizados na intervenção os ajudaram a compreenderem melhor e mais facilmente o conteúdo, pois se tratavam de recursos visuais. Por fim foi perceptível a possibilidade de planejar e colocar em pratica uma aula inclusiva, onde as diferenças são respeitadas, onde o professor construa o conhecimento matemático junto com o seu aluno, seja ele surdo ou ouvinte, levando em consideração as necessidades apresentadas pelos mesmos, garantindo o direito de aprendizagem de cada aluno.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.titleRecursos e tecnologias para o ensino e aprendizagem da matemática a alunos surdos em um ambiente inclusivo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, José Jefferson da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3290992514065144pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate sources and technologies contributions to the process of teaching and learning mathematics to either, deaf and listener students. Accomplished in a public school from Toritama, Pernambuco. As theoretical support for this work we used Manzini and Deliberato (2006) studies on the Technical Aids process, besides other references like Lorenzato (2006), Turrioni and Perez (2006), which indicates the use of certain sources and technologies concerning the mathematical knowledge construction. To make it done we took as procedures the systematic use of observations, intervention and a list of questions. It is important to note that the intervention occurred with four students, two of whom were deaf. In the observation stage, the content worked in class were equations with one and two unknowns. We realized that the methodology adopted by the teacher was definition, examples, exercise and homework extracted from the textbook. In order to build our intervention, we tried to use the History of Mathematics to introduce the actual content. After that, we used a manipulable material such as a balance made exclusively for this research, and finally a software to practice the content addressed. From the data analysis, we were able to identify that the use of sources and technologies are significant alternatives in the attempt to build mathematical knowledge. It contributes great deal to the understanding by the students, especially by those who are deaf, that answering the assignment, related that the source used in the intervention help to understand better and easier the subject. Because were about visual sources. Besides, was perceptible the possibility to plan and put in practice an inclusive class. Where there respect to the differences and the teacher build the mathematical knowledge with the students, who can be deaf or listeners. Considering the necessities showed by them, insuring the right of apprenticeship of all the students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9935399796402915pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Anyla Laise.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons