Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41667
Compartilhe esta página
Título: | Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o ensino de História : contribuições para uma formação cidadã |
Autor(es): | WALTER, Luciana Siqueira |
Palavras-chave: | História – Estudo e ensino; Educação; Ensino médio; Base Nacional Comum Curricular |
Data do documento: | 31-Mai-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | WALTER, Luciana Siqueira. Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o ensino de História: contribuições para uma formação cidadã. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este trabalho tem como tema a formação cidadã e o ensino de história no ensino médio e tem como objetivo analisar o conceito de cidadania utilizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e produzir um caderno de propostas metodológicas para as aulas história nessa etapa. Como fundamentação teórica, contextualizamos o debate sobre políticas de currículo, assim como sobre as disputas políticas e, consequentemente, culturais dos projetos de sociedade. Assim como os apontamentos sobre a apropriação dos termos democráticos para o projeto neoliberal através de uma confluência perversa e com a análise da política educacional sobre o movimento de empresariamento da educação. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos a coleta de dados dos documentos curriculares a serem analisados e, posteriormente, a análise de conteúdo do conceito de cidadania na BNCC do Ensino Médio, área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Como resultado das análises feitas e da discussão orientada pela questão “como o ensino de história pode contribuir para a formação cidadã?”, apresentamos nosso conceito de cidadania, atrelado ao de democracia participativa e à relação da história com a formação do cidadão, para além do exercício do voto. Da análise da BNCC, pudemos compreender a utilização de cidadania dissociada do seu aspecto politizador e coletivo. Propusemos, também, outra concepção sobre democracia e cidadania, baseada em processos coletivos. O ensino de história deve estar comprometido com a formação cidadã, com a democracia participativa, com a implicação dos sujeitos na construção da História. Para tanto, produzimos um caderno de propostas metodológicas intitulado “Trabalhando democracia nas aulas de história do ensino médio: propostas metodológicas” no qual o professor/professora poderá basear o seu trabalho ao discutir o conceito de democracia nas aulas de história do ensino médio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41667 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luciana Siqueira Walter.pdf | 5,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons