Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41667

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorWALTER, Luciana Siqueira-
dc.date.accessioned2021-11-17T16:48:22Z-
dc.date.available2021-11-17T16:48:22Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationWALTER, Luciana Siqueira. Base Nacional Comum Curricular do ensino médio e o ensino de História: contribuições para uma formação cidadã. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41667-
dc.description.abstractEste trabalho tem como tema a formação cidadã e o ensino de história no ensino médio e tem como objetivo analisar o conceito de cidadania utilizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio e produzir um caderno de propostas metodológicas para as aulas história nessa etapa. Como fundamentação teórica, contextualizamos o debate sobre políticas de currículo, assim como sobre as disputas políticas e, consequentemente, culturais dos projetos de sociedade. Assim como os apontamentos sobre a apropriação dos termos democráticos para o projeto neoliberal através de uma confluência perversa e com a análise da política educacional sobre o movimento de empresariamento da educação. Para isso, utilizamos como procedimentos metodológicos a coleta de dados dos documentos curriculares a serem analisados e, posteriormente, a análise de conteúdo do conceito de cidadania na BNCC do Ensino Médio, área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Como resultado das análises feitas e da discussão orientada pela questão “como o ensino de história pode contribuir para a formação cidadã?”, apresentamos nosso conceito de cidadania, atrelado ao de democracia participativa e à relação da história com a formação do cidadão, para além do exercício do voto. Da análise da BNCC, pudemos compreender a utilização de cidadania dissociada do seu aspecto politizador e coletivo. Propusemos, também, outra concepção sobre democracia e cidadania, baseada em processos coletivos. O ensino de história deve estar comprometido com a formação cidadã, com a democracia participativa, com a implicação dos sujeitos na construção da História. Para tanto, produzimos um caderno de propostas metodológicas intitulado “Trabalhando democracia nas aulas de história do ensino médio: propostas metodológicas” no qual o professor/professora poderá basear o seu trabalho ao discutir o conceito de democracia nas aulas de história do ensino médio.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.titleBase Nacional Comum Curricular do ensino médio e o ensino de História : contribuições para uma formação cidadãpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9512721476131663pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis work has as its theme citizenship education and the teaching of history in high school and aims to analyze the concept of citizenship used in the Common National Curriculum Base (BNCC) of high school and produce a notebook of methodological proposals for history classes at this stage. As a theoretical foundation, we contextualize the debate on curriculum policies, as well as on the political and, consequently, cultural disputes of society projects. As well as the notes on the appropriation of democratic terms for the neoliberal project through a perverse confluence and with the analysis of educational policy on the movement of entrepreneurship in education. For this, we used as methodological procedures the collection of data from the curricular documents to be analyzed and, later, the content analysis of the concept of citizenship in the High School BNCC, in the area of Applied Human and Social Sciences. As a result of the analyzes carried out and the discussion guided by the question "how can the teaching of history contribute to the formation of citizens?", we present our concept of citizenship, linked to that of participatory democracy and the relationship of history with the formation of citizens, beyond exercise of the vote. From the analysis of the BNCC, we were able to understand the use of citizenship dissociated from its politicizing and collective aspect. We also proposed another conception of democracy and citizenship, based on collective processes. The teaching of history must be committed to civic education, participatory democracy, and the involvement of subjects in the construction of history. For this purpose, we produced a notebook of methodological proposals entitled “Working democracy in high school history classes: methodological proposals” on which the teacher/teacher can base their work when discussing the concept of democracy in high school history classes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luciana Siqueira Walter.pdf5,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons