Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41647

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Hérica Karina Cavalcanti de-
dc.contributor.authorLYRA, Ana Lucia de Miranda-
dc.date.accessioned2021-11-16T18:57:09Z-
dc.date.available2021-11-16T18:57:09Z-
dc.date.issued2020-07-29-
dc.identifier.citationLYRA, Ana Lúcia de Miranda. Como compreender textos híbridos?: reflexões a partir de oficinas pedagógicas de linguagem nos anos finais do Ensino Fundamenta. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41647-
dc.description.abstractTodo texto é uma resposta a um interlocutor (BAKHTIN, 2003), é um elo na cadeia universal da comunicação, um intertexto contemplando outros discursos. Nessa perspectiva, linguagem é interação e, por meio dela, o estudante realiza seu diálogo, vive sua cidadania (ANTUNES, 2010). Assim, quanto mais variada a experiência do discente com textos heterogêneos, múltiplas serão as chances de expandir sua compreensão leitora de um mundo organizado em gêneros que se imbricam, interpenetrando uns aos outros, hibridizando-se e tomando a forma de outros gêneros (BAKHTIN, 2003). Mas nem sempre o discente compreende tal hibridização, por isso há que se ampliar sua competência metagenérica (KOCH e ELIAS, 2009), que o orienta a compreender os gêneros discursivos, sua definição, forma e funcionalidade, capacitando-o a interagir nas diversas práticas sociocomunicativas (MARCUSCHI, 2008). Fundamentados nessas concepções, realizamos este estudo cujo objetivo é refletir sobre a compreensão leitora de alunos – estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Hugo Gerdau (Recife/PE) – no tocante a textos híbridos e apresentar proposta de intervenção com atividades didáticas de leitura de tais textos, visando ao desenvolvimento de estratégias de leitura e competência metagenérica. Como metodologia, apoiou-se este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação (THIOLLENT,1985) com: a) a aplicação de teste avaliativo (diagnóstico) acerca da compreensão de textos híbridos; b) as atividades de leitura e produção textual baseadas em estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2013); e c) a avaliação da aprendizagem pós-intervenção. Como resultado da intervenção, percebeu-se, pela avaliação dos dados obtidos, um efeito positivo na ampliação da habilidade de identificação da relação forma/funcionalidade dos gêneros híbridos, entre outros avanços. Concluiu-se, considerando a heterogeneidade da turma, ser válido o ensino da hibridização de gêneros nas salas de aula, bem como sua abordagem nos livros didáticos para o desenvolvimento da habilidade leitora e produtora do discente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectEstratégias cognitivas e metacognitivas de leiturapt_BR
dc.subjectHibridismopt_BR
dc.titleComo compreender textos híbridos? : reflexões a partir de oficinas pedagógicas de linguagem nos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5087662887058891pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7078742576743942pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxEvery text is a response to an interlocutor (BAKHTIN, 2003),it is a link in the universal chain of communication, an intertext contemplating other discourses. In this perspective, language is interaction and, through it, the student realizes their dialogue, exercises his citizenship (ANTUNES, 2010). Thus, the more varied the student's experience with heterogeneous texts is, multiple will be the chances of expanding his reading comprehension skills in a world organized into genres that are connected, interpenetrating each other, hybridizing and taking shape (BAKHTIN, 2003). But the student does not always understand such hybridization, so it is necessary to expand his metageneric competence (KOCH e ELIAS, 2009), which guides him to understand textual genres, their definition, form and functionality, empowering him to interact in the various practices (MARCUSCHI, 2008). Based on these concepts, we conducted this study which objective is to reflect on the reading comprehension of students – learners of the 7th grade of elementary school of the Hugo Gerdau Municipal School (in Recife city/PE) – regarding hybrid texts and presenting an intervention proposal with didactic activities from reading these texts and aiming at the development of reading strategies. As a methodology, this work was based on the theoreticalmethodological perspective of action research (THIOLLENT,1985) with: a) the application of assessment tests (diagnosis) about the understanding of hybrid texts; b) the activities of reading and textual production based on cognitive and metacognitive reading strategies (SOLÉ, 1998; KLEIMAN, 2013); and c) the evaluation of postintervention learning. As a result of the intervention, it was noticed, by evaluating the data obtained, a positive effect in the expansion of the ability to identify the form/functionality relationship of hybrid genres, among other advances. It was concluded, considering the heterogeneity of the class, to be valid the teaching of hybridization of genres in the classrooms, as well as its approach in textbooks for the development of the student's reading and producing skills.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Lúcia de Miranda Lyra.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons