Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41613
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, José Anderson de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-12T01:23:04Z | - |
dc.date.available | 2021-11-12T01:23:04Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, José Anderson de. Tecnologia e Applets: investigando suas potencialidades para o ensino de probabilidade condicional. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41613 | - |
dc.description.abstract | O uso das Tecnologias Digitas tem sido um recurso cada vez mais usado na nossa sociedade. De tal forma, a tecnologia precisa quebrar a barreira ainda existente no ambiente escolar, pois a sua utilização colabora no processo de aprendizagem dos estudantes, contribuindo assim para a prática pedagógica do professor. Esta pesquisa tem como objetivo fazer um mapeamento de applets de probabilidade condicional, e a partir dos desafios do ensino de Probabilidade, compreender a contribuição desses applets para o Ensino e Aprendizagem da probabilidade condicional na Educação Básica. Os applets foram avaliados em sua dimensão técnica, explorando sua navegabilidade, interface e compartilhamento de memória, assim como a sua dimensão didático-pedagógica, analisando a sua interação, linguagem e seus fundamentos pedagógicos. Percebemos alguns desafios nas duas dimensões analisadas que podem ser melhoradas, mas também enxergamos possibilidades de contribuir para o ensino de probabilidade condicional, a partir da prática de ensino do professor. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Probabilidades | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e Applets: investigando suas potencialidades para o ensino de probabilidade condicional. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6135948184550188 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of Digital Technologies has been an increasingly used resource in our society. Thus, technology needs to break the barrier still existing in the school environment, because its use contributes to the students' learning process, thus contributing to the pedagogical practice of the teacher. This research aims to map conditional probability applets, and from the challenges of Probability teaching, to understand the contribution of these applets to the Teaching and Learning of Conditional Probability in Basic Education. The applets were evaluated in their technical dimension, exploring their navigability, interface and memory sharing, as well as their didactic-pedagogical dimension, analyzing their interaction, language and pedagogical foundations. We perceive some challenges in the two analyzed dimensions that can be improved, but we also see possibilities to contribute to the teaching of conditional probability, from the teaching practice of the teacher. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, José Anderson de.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons