Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41606
Comparte esta pagina
Título : | Profinteirado : e-book interativo na formação docente para o Ensino de Ciências Ambientais |
Autor : | CHAGAS, Luciana Martins das |
Palabras clave : | Educação ambiental; Didática; Tecnologia na educação |
Fecha de publicación : | 28-dic-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | CHAGAS, Luciana Martins das. Profinteirado : e-book interativo na formação docente para o Ensino de Ciências Ambientais. 2020. Dissertação (mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | As metodologias ativas enfatizam o papel do estudante participando ativamente como sujeito em todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem. Aprender ativamente, significa reflexão, elaboração e construção do conhecimento pelo pró- prio discente. Uma das metodologias ativas que podemos citar é a rotação por esta- ções, que é uma estratégia inovadora e bastante significativa, que viabiliza o apren- dizado em grupo, gerando o engajamento e o interesse na resolução das tarefas pla- nejadas pelo docente por intermédio do ensino híbrido. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um e-book interativo sobre a temática ambiental a partir de experiências de formação docente na aplicação do ensino híbrido utilizando o modelo de rotação por estações considerando a proposta do Currículo de Pernam- buco do Ensino Fundamental II na Área de Ciências da Natureza. Como metodolo- gia, utilizamos a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa que visa a descrever o uso do ensino híbrido, nas atividades de formação docente da Rede Estadual, em Pernambuco. Acreditamos que este estudo teve um caráter inovador, pois ainda não foi encontrado material didático, já que, transformamos uma metodo- logia de formato manual em formato digital e que terá um grande impacto na Forma- ção Docente em nível Fundamental, uma vez que, segundo relatos dos professores nas vivências das formações, os docentes demonstram interesse e curiosidade em conhecer e aprender sobre novas plataformas digitais, antes desconhecidas, as ofi- cinas ajudaram a produção de atividades, para enriquecer suas aulas online inse- rindo-o no mundo digital. Além da publicação do produto Profinteirado, enviaremos artigos com os resultados da validação, bem como um manual de atividades realiza- das no e-book. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41606 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luciana Martins das Chagas.pdf | 3,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons