Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41606

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARAES, Walma Nogueira Ramos-
dc.contributor.authorCHAGAS, Luciana Martins das-
dc.date.accessioned2021-11-11T19:21:30Z-
dc.date.available2021-11-11T19:21:30Z-
dc.date.issued2020-12-28-
dc.identifier.citationCHAGAS, Luciana Martins das. Profinteirado : e-book interativo na formação docente para o Ensino de Ciências Ambientais. 2020. Dissertação (mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41606-
dc.description.abstractAs metodologias ativas enfatizam o papel do estudante participando ativamente como sujeito em todas as etapas do processo de ensino e aprendizagem. Aprender ativamente, significa reflexão, elaboração e construção do conhecimento pelo pró- prio discente. Uma das metodologias ativas que podemos citar é a rotação por esta- ções, que é uma estratégia inovadora e bastante significativa, que viabiliza o apren- dizado em grupo, gerando o engajamento e o interesse na resolução das tarefas pla- nejadas pelo docente por intermédio do ensino híbrido. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um e-book interativo sobre a temática ambiental a partir de experiências de formação docente na aplicação do ensino híbrido utilizando o modelo de rotação por estações considerando a proposta do Currículo de Pernam- buco do Ensino Fundamental II na Área de Ciências da Natureza. Como metodolo- gia, utilizamos a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa que visa a descrever o uso do ensino híbrido, nas atividades de formação docente da Rede Estadual, em Pernambuco. Acreditamos que este estudo teve um caráter inovador, pois ainda não foi encontrado material didático, já que, transformamos uma metodo- logia de formato manual em formato digital e que terá um grande impacto na Forma- ção Docente em nível Fundamental, uma vez que, segundo relatos dos professores nas vivências das formações, os docentes demonstram interesse e curiosidade em conhecer e aprender sobre novas plataformas digitais, antes desconhecidas, as ofi- cinas ajudaram a produção de atividades, para enriquecer suas aulas online inse- rindo-o no mundo digital. Além da publicação do produto Profinteirado, enviaremos artigos com os resultados da validação, bem como um manual de atividades realiza- das no e-book.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectTecnologia na educaçãopt_BR
dc.titleProfinteirado : e-book interativo na formação docente para o Ensino de Ciências Ambientaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4489863664934514pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134567530160247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxActive methodologies emphasize the role of the student by actively participating as a subject in all stages of the teaching and learning process. Learning actively means reflection, elaboration and construction of knowledge by the student himself. One of the Active Methodologies that we can mention is the Rotation by Seasons, which is an innovative and very significant strategy, which enables group learning, generating engagement and interest in solving the tasks planned by the teacher through hybrid teaching. This work aims to develop an interactive ebook on the environmental theme from teacher training experiences in the application of hybrid teaching using the sta- tion rotation model considering the proposal of the Pernambuco Curriculum of Ele- mentary Education II in the Area of Natural Sciences. As a methodology, we use ap- plied research, with a qualitative approach that aims to describe the use of hybrid ed- ucation, in teacher training activities of the State Network, in Pernambuco. We be- lieve that this study has an innovative character, as no teaching material has yet been found that addresses this methodology in the format of a digital manual and that it will have a major impact on Teacher Education at the Fundamental level in the Area of Natural Sciences. As a methodology, we used research of an applied nature, with a qualitative approach that aims to describe the use of hybrid education, in teacher training activities of the State Network, in Pernambuco. We believe that this study has an innovative character, as no teaching material has yet been found that addresses this methodology in the format of a digital manual and that it will have a major impact on Teacher Education at the Fundamental level since, according to teachers' reports in the training experiences, the teachers show interest and curiosity in knowing and learning about new digital platforms, previously unknown, the work- shops helped the production of activities, to enrich your online classes by inserting you in the digital world. In addition to the publication of the WEB Curriculum product, we will publish articles with the results of the validation, as well as a manual of activi- ties carried out in the e-book.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luciana Martins das Chagas.pdf3,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons