Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41496

Compartilhe esta página

Título: Avaliação de implementação do Programa Incluir e as iniciativas de acessibilidade dos professores, burocratas de nível de rua, na Universidade Federal de Pernambuco (2012-2019)
Autor(es): CARVALHO, Viviane Alves de
Palavras-chave: Política pública; Avaliação; Acessibilidade; Programa Incluir; Professores universitários; Universidade Federal de Pernambuco
Data do documento: 30-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CARVALHO, Viviane Alves de. Avaliação de implementação do Programa Incluir e as iniciativas de acessibilidade dos professores, burocratas de nível de rua, na Universidade Federal de Pernambuco (2012-2019). 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Atualmente, a acessibilidade é uma temática bastante discutida, notadamente no que se refere à inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, paratanto a pesquisa tem como problemática o seguinte questionamento: Quais práticas os professores criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula? Para compreender este questionamento, a pesquisa tem como objeto de estudo o Programa Incluir e como objetivo geral avaliar as práticas que os professores, Burocratas de Nível de Rua, criam para lidar com a inclusão de estudantes com deficiência nas salas de aula, nos campi de Recife da UFPE, no período de 2012 a 2019. Tomando por base, a compreensão do processo de implantação do Programa Incluir no âmbito das políticas públicas de inclusão na educação superior; a verificação dos serviços, recursos e apoios técnicos disponibilizados pelo Programa Incluir que viabilizam a inclusão educacional dos estudantes com deficiência, na UFPE; e a identificação das práticas realizadas para implementação e execução do Programa Incluir nas iniciativas de acessibilidade dos professores. Metodologicamente, o desenho da pesquisa utilizado foi o de métodos qualitativos, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas com professores, Burocratas de Nível de Rua, em sala de aula, nos campi de Recife da UFPE. Os resultados demonstram que, para os entrevistados, embora a implementação do Programa Incluir contribua para efetivação da política pública inclusiva, suas iniciativas de acessibilidade em sala de aula são bastante influenciadas por suas trajetórias profissionais, capacitações e perfil relacional com os estudantes com deficiência. Nesse sentido, faz-se necessário uma atenção maior para ações de capacitação do corpo docente desta instituição, inclusive de divulgação do Programa Incluir e da eliminação de barreiras e promoção de uma cultura mais inclusiva na Universidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41496
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Viviane Alves de Carvalho.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons