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Título: Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff
Autor(es): SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da
Palavras-chave: Engenharia de Produção; BSC; FITradeoff; Transportes; Decisão multicritério; Indicadores-chave de desempenho
Data do documento: 21-Dez-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da. Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O ambiente de negócios competitivo, a economia globalizada e a velocidade das mudanças tem obrigado as empresas a se reinventar e evoluir. O segmento de transportes é um bom exemplo, pois é caracterizado por altas complexidade e competitividade, por sofrer com a volatilidade dos preços dos combustíveis - o que afeta diretamente os custos - e ter exigência elevada de nível de serviço a baixo custo. Diante deste cenário, para continuar atendendo e superando as expectativas dos clientes é fundamental gerenciar os processos, pessoas e informações e conseguir mensurar os desempenhos financeiro, operacional e dos colaboradores para identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é construir um modelo multicritério de decisão para dar suporte a um problema de seleção de indicadores-chave de desempenho para empresas de transportes utilizando o Balanced Scorecard (BSC) e o FITradeoff. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um modelo composto por três etapas: a primeira é a identificação dos objetivos da organização e os principais indicadores de desempenho de transporte relacionados aos objetivos. A segunda parte é a definição dos critérios, a valoração intracritério e o ranqueamento intercritério para seleção dos indicadores. A terceira etapa é a aplicação do método FITradeoff, identificação dos indicadores ótimos e a análise de sensibilidade para verificar a robustez do modelo. O modelo foi aplicado em uma pequena empresa de transportes na Região Metropolitana de Recife e como resultado o decisor conseguiu reduzir uma lista de 64 indicadores para 27 com baixo esforço cognitivo e finalizou o processo com um total de 25 indicadores. A análise de sensibilidade mostrou que na média, as sugestões do modelo proposto obtiveram aderência de 91% em relação a todos os cenários simulados, confirmando a robustez do modelo. Os resultados apresentados foram consistentes e mostram que o modelo pode ser usado de forma eficiente para selecionar os indicadores de desempenho para empresas de transportes. A principal contribuição do trabalho é a proposição de 60 indicadores de desempenho do setor de transporte e a sua alocação entre as 4 perspectivas do BSC. Além disso, o estudo se mostra relevante por permitir que as empresas realizem o planejamento estratégico de forma mais simples, ágil e com menor esforço cognitivo e, por meio desse, melhorar a sua gestão, criar diferenciais competitivos e gerar emprego e renda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41493
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

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