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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41493
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERREIRA, Rodrigo José Pires | - |
dc.contributor.author | SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T16:21:01Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T16:21:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JUNIOR, Carlos Eugênio Batista da. Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41493 | - |
dc.description.abstract | O ambiente de negócios competitivo, a economia globalizada e a velocidade das mudanças tem obrigado as empresas a se reinventar e evoluir. O segmento de transportes é um bom exemplo, pois é caracterizado por altas complexidade e competitividade, por sofrer com a volatilidade dos preços dos combustíveis - o que afeta diretamente os custos - e ter exigência elevada de nível de serviço a baixo custo. Diante deste cenário, para continuar atendendo e superando as expectativas dos clientes é fundamental gerenciar os processos, pessoas e informações e conseguir mensurar os desempenhos financeiro, operacional e dos colaboradores para identificar oportunidades de melhoria. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é construir um modelo multicritério de decisão para dar suporte a um problema de seleção de indicadores-chave de desempenho para empresas de transportes utilizando o Balanced Scorecard (BSC) e o FITradeoff. Para atingir o objetivo foi desenvolvido um modelo composto por três etapas: a primeira é a identificação dos objetivos da organização e os principais indicadores de desempenho de transporte relacionados aos objetivos. A segunda parte é a definição dos critérios, a valoração intracritério e o ranqueamento intercritério para seleção dos indicadores. A terceira etapa é a aplicação do método FITradeoff, identificação dos indicadores ótimos e a análise de sensibilidade para verificar a robustez do modelo. O modelo foi aplicado em uma pequena empresa de transportes na Região Metropolitana de Recife e como resultado o decisor conseguiu reduzir uma lista de 64 indicadores para 27 com baixo esforço cognitivo e finalizou o processo com um total de 25 indicadores. A análise de sensibilidade mostrou que na média, as sugestões do modelo proposto obtiveram aderência de 91% em relação a todos os cenários simulados, confirmando a robustez do modelo. Os resultados apresentados foram consistentes e mostram que o modelo pode ser usado de forma eficiente para selecionar os indicadores de desempenho para empresas de transportes. A principal contribuição do trabalho é a proposição de 60 indicadores de desempenho do setor de transporte e a sua alocação entre as 4 perspectivas do BSC. Além disso, o estudo se mostra relevante por permitir que as empresas realizem o planejamento estratégico de forma mais simples, ágil e com menor esforço cognitivo e, por meio desse, melhorar a sua gestão, criar diferenciais competitivos e gerar emprego e renda. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | BSC | pt_BR |
dc.subject | FITradeoff | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Decisão multicritério | pt_BR |
dc.subject | Indicadores-chave de desempenho | pt_BR |
dc.title | Modelo multicritério para seleção de indicadores de desempenho para empresas de transportes com base no BSC e FITradeoff | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7604637223576334 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8895667604896314 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The competitive business environment, the globalized economy and the speed of change have forced companies to reinvent themselves and evolve. The transport segment is a good example, as it is characterized by high complexity and competitiveness, suffers from the volatility of fuel prices - which directly affects costs - and has a high level of service at low cost. Given this scenario, to continue meeting and exceeding customer expectations, it is essential to manage processes, people and information and to be able to measure performance to identify opportunities for improvement. Thus, the objective of this work is to build a decision model to support a problem of selection of key performance indicators for transport companies using the Balanced Scorecard (BSC) and FITradeoff. To achieve the objective, a model composed of three stages was developed: the first is the identification of the organization's objectives and the main transport performance indicators related to the objectives. The second part is the definition of the criteria, the intra-criteria valuation and the inter-criteria ranking for the selection of the indicators. The third step is the application of the FITradeoff procedure, identification of the optimal indicators and sensitivity analysis to verify the robustness of the method. The model was applied in a small transport company in the Metropolitan Region of Recife and as a result the decision maker managed to reduce a list of 64 indicators to 27 with low cognitive effort and ended the process with a total of 25 indicators. The sensitivity analysis showed that, on average, the suggestions of the proposed model obtained adherence of 91% in relation to all simulated scenarios, confirming the robustness of the method. The results presented were consistent and show that the model can be used efficiently to select performance indicators for transport companies. The main contribution of the work is the proposal of 60 performance indicators for the transport sector and their allocation among the 4 perspectives of the BSC. In addition, the study is relevant because it allows companies to carry out strategic planning in a simpler, more agile manner and with less cognitive effort and, through it, improve their management, create competitive differentials and generate jobs and income. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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