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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41427

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Título: Desenvolvimento de controlador baseado em aprendizado emocional profundo
Autor(es): SILVA, Jeydson Lopes da
Palavras-chave: Engenharia Elétrica; Aprendizado por reforço; Aprendizado profundo; Aprendizado emocional; Controlador emocional
Data do documento: 12-Abr-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Jeydson Lopes da. Desenvolvimento de controlador baseado em aprendizado emocional profundo. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Os controladores biologicamente inspirados demonstram grande êxito em diversas aplicações, principalmente em situações que apresentam perturbações e incertezas nas dinâmicas do sistema. Nos últimos tempos, surgiram diversos trabalhos concernentes à área do aprendizado do cérebro humano, permitindo assim o surgimento de novas teorias e aplicações na engenharia de controle. Nesse âmbito, controladores baseados no aprendizado emocional que ocorre no cérebro humano são capazes de oferecer novos recursos e resultados satisfatórios em termos da dinâmica de resposta de controle. Este tipo de controlador é associado a capacidade de reação dos seres humanos aos estímulos sensoriais externos e ao consequente dilema entre a decisão baseada na emoção ou razão. Todavia, a concepção e o comissionamento deste tipo de controlador ainda representam um grande desafio para os pesquisadores, uma vez que é necessário a determinação de alguns sinais característicos a este sistema (estímulos), os quais podem variar de aplicação para aplicação. Portanto, a utilização de novas ferramentas matemáticas e computacionais podem oferecer os recursos necessários para a melhora de desempenho deste seguimento de controlador. Nesse sentido, o presente trabalho propõe a utilização de algoritmos baseados em aprendizado por reforço, associados aos recentes avanços na área do aprendizado profundo das redes neurais, tendo por objetivo a elaboração de novas arquiteturas que permitam a este controlador atingir uma maior generalização em sua aplicação, bem como fornecer uma alternativa viável aos modelos tradicionais em uso. Além disso, é proposta uma metodologia para o desenvolvimento, comissionamento e uso final desta nova proposta de controlador emocional, destacando-se as ferramentas e recursos necessários a esta tarefa. Por fim, a partir de diversos resultados de simulações experimentais, bem como aplicação real, busca-se demonstrar a eficácia da proposta da união do controlador emocional e os recursos advindos da teoria do aprendizado por reforço profundo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41427
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Elétrica

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