Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41360
Compartilhe esta página
Título: | Videoanálise : uma abordagem aplicada ao ensino de física |
Autor(es): | MACIEL, Vanailson Rodrigues |
Palavras-chave: | Física (Ensino Médio); Aprendizagem experimental; Software; Movimento; Aprendizagem baseada em problemas – Garanhuns (PE); Inovações educacionais – Garanhuns (PE) |
Data do documento: | 20-Set-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | MACIEL, Vanailson Rodrigues. Videoanálise: uma abordagem aplicada ao ensino de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Este trabalho apresenta a organização dos eixos temáticos/ conteúdos curriculares de acordo com a sequencia apresentada pelo GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física). Esta metodologia é diferenciada no que diz respeito à ordem de exposição dos conteúdos da grade curricular. Dessa forma os conteúdos não foram ministrados na forma habitual, separados em seções de acordo com os ramos da Física tais como: Mecânica, Dinâmica, Hidrostática, etc., mas, obedecendo a uma ordem que os interliga privilegiando uma visão mais ampla dos fenômenos e conceitos físicos bem como também das grandezas envolvidas no processo. Associa-se a esta proposta a estratégia experimental seguindo a orientação com enfoque no aspecto do “experimento qualitativo”, isto é, problematizar conduzindo a uma maior reflexão sobre os fenômenos físicos estudados por parte dos educandos. Como objeto de análise foram utilizados dois experimentos relacionados aos conteúdos: Movimento Uniforme, Movimento Uniformemente Variado, Força, trabalho e Energia, experimentos estes, elaborados a partir de modelos e montagens do kit 9797 da LEGO Education presentes na escola e outro foi produzido com material de baixo custo. Os experimentos foram posteriormente submetidos a uma videoanálise utilizando o software TRACKER. Para constatação dos resultados foi aplicado um questionário que deveria ser respondido individualmente ao término de cada videoanálise. A lista destes experimentos, os materiais usados, o modelo do questionário proposto e o roteiro de execução estão presentes e compõe parte do apêndice desta dissertação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41360 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Vanailson Rodrigues Maciel.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons