Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41360

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Joao Francisco Liberato de-
dc.contributor.authorMACIEL, Vanailson Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-10-15T17:37:06Z-
dc.date.available2021-10-15T17:37:06Z-
dc.date.issued2019-09-20-
dc.identifier.citationMACIEL, Vanailson Rodrigues. Videoanálise: uma abordagem aplicada ao ensino de física. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41360-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta a organização dos eixos temáticos/ conteúdos curriculares de acordo com a sequencia apresentada pelo GREF (Grupo de Reelaboração do Ensino de Física). Esta metodologia é diferenciada no que diz respeito à ordem de exposição dos conteúdos da grade curricular. Dessa forma os conteúdos não foram ministrados na forma habitual, separados em seções de acordo com os ramos da Física tais como: Mecânica, Dinâmica, Hidrostática, etc., mas, obedecendo a uma ordem que os interliga privilegiando uma visão mais ampla dos fenômenos e conceitos físicos bem como também das grandezas envolvidas no processo. Associa-se a esta proposta a estratégia experimental seguindo a orientação com enfoque no aspecto do “experimento qualitativo”, isto é, problematizar conduzindo a uma maior reflexão sobre os fenômenos físicos estudados por parte dos educandos. Como objeto de análise foram utilizados dois experimentos relacionados aos conteúdos: Movimento Uniforme, Movimento Uniformemente Variado, Força, trabalho e Energia, experimentos estes, elaborados a partir de modelos e montagens do kit 9797 da LEGO Education presentes na escola e outro foi produzido com material de baixo custo. Os experimentos foram posteriormente submetidos a uma videoanálise utilizando o software TRACKER. Para constatação dos resultados foi aplicado um questionário que deveria ser respondido individualmente ao término de cada videoanálise. A lista destes experimentos, os materiais usados, o modelo do questionário proposto e o roteiro de execução estão presentes e compõe parte do apêndice desta dissertação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica (Ensino Médio)pt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas – Garanhuns (PE)pt_BR
dc.subjectInovações educacionais – Garanhuns (PE)pt_BR
dc.titleVideoanálise : uma abordagem aplicada ao ensino de físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0862047133620295pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4856742138587068pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents the organization of the thematic axes / curricular contents according to the sequence presented by Gref (Physics Teaching Group). This methodology is differentiated with respect to the order of exposure of the contents of the curriculum. In this way the contents were not taught in the usual way separated into sections according to the branches of Physics such as: Mechanics, Dynamics, Hydrostatics, etc., but obeying an order that interconnects them, favoring a broader view of phenomena and physical concepts as well as the quantities involved in the process. The experimental strategy is associated to this proposal following the orientation with focus on the aspect of the "qualitative experiment", that is, to problematize leading to a greater reflection on the part of the students. As an object of analysis, two experiments related to the contents were used, which were elaborated from models and assemblies of the LEGO Education kit 9797 present at the school and another one was produced with low cost material being constructed based on the contributions of the tutor of this dissertation during its elaboration. The experiments were later submitted to a videoanalysis using the TRACKER software. To verify the results, a questionnaire was applied that should be answered individually at the end of each videoanalysis.The list of these experiments, the materials used, the model of the questionnaire proposed and the execution script are present and compose part of the appendix of this dissertation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Vanailson Rodrigues Maciel.pdf2,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons