Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41305

Share on

Title: Educação inclusiva: concepções e desafios na prática de docentes do ensino regular de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE.
Authors: FREIRE, Flávia Torres
Keywords: Educação inclusiva; Pessoas com deficiência - Caruaru (PE); Professores - Formação
Issue Date: 20-Sep-2012
Citation: FREIRE, Flávia Torres. Educação inclusiva: concepções e desafios na prática de docentes do ensino regular de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2012.
Abstract: Diferentemente de sociedades passadas a sociedade atual tem percebido as pessoas com deficiência como atores sociais capazes de construírem suas próprias histórias ao invés de serem meros expectadores destas, e isso se deve a longos anos de lutas sociais. Esse trabalho se reporta a um das esferas sociais onde se refleti esse novo olhar que é a educacional onde a proposta é a inclusão de estudantes deficientes no ensino regular. Nesse contexto, essa pesquisa intenta compreender as concepções e desafios docentes diante da inclusão de estudantes com deficiência/s no ensino regular. Para além, buscamos investigar o desenvolvimento de competências legais inclusivas nos processos de formação inicial e/ou continuada desses docentes, os principais desafios ressaltados quanto à efetivação dessas competências no âmbito escolar, e por fim apresentamos algumas contribuições com base nos dados evidenciados. Para tanto fizemos uma leitura das concepções encontradas sobre a educação das pessoas com deficiência, a partir de entrevistas com docentes da rede municipal de ensino de Caruaru, PE sobre educação inclusiva, considerando os acontecimentos que deram origem a educação inclusiva. Tomamos como base teórica Mazzotta (1966), Sassaki (1997), Carvalho (2010), História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil (2010), entre outros que abordam sobre essa temática temos os textos legais tais como: a Declaração de Salamanca (1994), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação especial na educação básica (2001), e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007). Quanto à metodologia utilizada destacamos a pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, com as referências de André (1995) e Bardin (2004) além de observações e a aplicação de um questionário como base teórica em Rampazzo (2009). Essa nova perspectiva educacional nos fez pensar suas possibilidades e desafios, intentamos contribuir para o debate e reflexão que direcionem esforços ao avanço da educação inclusiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41305
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FREIRE, Flávia Torres.pdf411,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons