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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBAZANTE, Tânia Maria Goretti Donato-
dc.contributor.authorFREIRE, Flávia Torres-
dc.date.accessioned2021-10-13T14:11:36Z-
dc.date.available2021-10-13T14:11:36Z-
dc.date.issued2012-09-20-
dc.date.submitted2021-10-13-
dc.identifier.citationFREIRE, Flávia Torres. Educação inclusiva: concepções e desafios na prática de docentes do ensino regular de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE. Caruaru: O Autor, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41305-
dc.description.abstractDiferentemente de sociedades passadas a sociedade atual tem percebido as pessoas com deficiência como atores sociais capazes de construírem suas próprias histórias ao invés de serem meros expectadores destas, e isso se deve a longos anos de lutas sociais. Esse trabalho se reporta a um das esferas sociais onde se refleti esse novo olhar que é a educacional onde a proposta é a inclusão de estudantes deficientes no ensino regular. Nesse contexto, essa pesquisa intenta compreender as concepções e desafios docentes diante da inclusão de estudantes com deficiência/s no ensino regular. Para além, buscamos investigar o desenvolvimento de competências legais inclusivas nos processos de formação inicial e/ou continuada desses docentes, os principais desafios ressaltados quanto à efetivação dessas competências no âmbito escolar, e por fim apresentamos algumas contribuições com base nos dados evidenciados. Para tanto fizemos uma leitura das concepções encontradas sobre a educação das pessoas com deficiência, a partir de entrevistas com docentes da rede municipal de ensino de Caruaru, PE sobre educação inclusiva, considerando os acontecimentos que deram origem a educação inclusiva. Tomamos como base teórica Mazzotta (1966), Sassaki (1997), Carvalho (2010), História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil (2010), entre outros que abordam sobre essa temática temos os textos legais tais como: a Declaração de Salamanca (1994), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação especial na educação básica (2001), e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007). Quanto à metodologia utilizada destacamos a pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, com as referências de André (1995) e Bardin (2004) além de observações e a aplicação de um questionário como base teórica em Rampazzo (2009). Essa nova perspectiva educacional nos fez pensar suas possibilidades e desafios, intentamos contribuir para o debate e reflexão que direcionem esforços ao avanço da educação inclusiva.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleEducação inclusiva: concepções e desafios na prática de docentes do ensino regular de escolas municipais da cidade de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4824925071631680pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283602616022619pt_BR
dc.description.abstractxUnlike past societies today's society has realized the disabled as social actors able to build their own stories rather than being mere spectators of these, and this is due to long years of social struggles. This work refers to a social spaces they reflect this new look that is educational in which the proposal is the inclusion of disabled students in mainstream education. In this context, this research attempts to understand the concepts and challenges teachers on the inclusion of students with disabilities / s in mainstream education. In addition, we seek to investigate the development of inclusive legal skills in the initial training process and / or continued these teachers, the main challenges highlighted as to the effectiveness of these skills in schools, and finally present some contributions based on the disclosed data. To this end we did a reading of the concepts found on the education of disabled persons, based on interviews with teachers of the municipal school Caruaru, PE on inclusive education, considering the events that gave rise to inclusive education. We take as theoretical basis Mazzotta (1966), Sassaki (1997), Carvalho (2010), History of Political Movement of Persons with Disabilities in Brazil (2010), among others that address on this theme have the legal texts such as the Declaration of Salamanca (1994), the National Curriculum Guidelines for special education in basic education (2001), and the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education (2007). As for the methodology used to highlight qualitative research and content analysis, with André references (1995) and Bardin (2004) as well as observations and application of a questionnaire as a theoretical basis in Rampazzo (2009). This new educational perspective made us think its possibilities and challenges, intentamos contribute to the debate and reflection that direct efforts to the advancement of inclusive education.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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