Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41272
Compartilhe esta página
Título: | O uso do Instagram como meio de divulgação científica: um estudo do perfil “Tem Física aí?”. |
Autor(es): | LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa |
Palavras-chave: | Publicações científicas; Tecnologia; Instagram (Firma) |
Data do documento: | 16-Ago-2019 |
Citação: | LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa. O uso do Instagram como meio de divulgação científica: um estudo do perfil “Tem Física aí?”. Caruaru: O Autor, 2019. |
Abstract: | Divulgação científica não é algo tão recente quanto se pensa ser, desde o século XVIII há indícios do intuito de divulgar ciência, havia exposições e palestras itinerantes relacionadas à Física, à Química ou à Medicina, por exemplo. No entanto, o século XX trouxe, junto de tantas outras coisas, o grande avanço da tecnologia e da internet, e devido a tais avanços, temos no século atual uma diversidade grande de meios pelos quais é possível fazer divulgação científica, como é o caso das redes sociais, o que provocou um questionamento na autora deste trabalho de verificar se, de fato seria proveitoso fazer divulgação científica nestas. O objetivo deste trabalho foi, basicamente, verificar os resultados da divulgação científica realizada no perfil do Instagram “Tem Física Aí?” criado no semestre 2018.1 por estudantes da disciplina Metodologia do Ensino de Física III, do curso de Física – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, no Campus do Agreste, assim como analisar as diversas maneiras e estratégias utilizadas na elaboração destas postagens de divulgação de ciência. Foi possível perceber após as análises feitas, que a iniciativa do perfil e que o conteúdo publicado no mesmo causou bastante interesse no público (seguidores), o qual interagiu, questionou e se mostrou receptivo a adquirir conhecimento, o que está fortemente ligado ao caráter de se divulgar ciência. Este trabalho deixa como proposta uma análise do que acontece por trás da página de divulgação em si, um estudo de como os futuros professores de Física pensam e articulam as ideias antes da elaboração de cada publicação, assim como das dificuldades que encontram durante todo o processo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41272 |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons