Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41272

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorLUNA, Liliana Gabrielle Barbosa-
dc.date.accessioned2021-10-05T19:32:20Z-
dc.date.available2021-10-05T19:32:20Z-
dc.date.issued2019-08-16-
dc.date.submitted2021-10-05-
dc.identifier.citationLUNA, Liliana Gabrielle Barbosa. O uso do Instagram como meio de divulgação científica: um estudo do perfil “Tem Física aí?”. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41272-
dc.description.abstractDivulgação científica não é algo tão recente quanto se pensa ser, desde o século XVIII há indícios do intuito de divulgar ciência, havia exposições e palestras itinerantes relacionadas à Física, à Química ou à Medicina, por exemplo. No entanto, o século XX trouxe, junto de tantas outras coisas, o grande avanço da tecnologia e da internet, e devido a tais avanços, temos no século atual uma diversidade grande de meios pelos quais é possível fazer divulgação científica, como é o caso das redes sociais, o que provocou um questionamento na autora deste trabalho de verificar se, de fato seria proveitoso fazer divulgação científica nestas. O objetivo deste trabalho foi, basicamente, verificar os resultados da divulgação científica realizada no perfil do Instagram “Tem Física Aí?” criado no semestre 2018.1 por estudantes da disciplina Metodologia do Ensino de Física III, do curso de Física – Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco, no Campus do Agreste, assim como analisar as diversas maneiras e estratégias utilizadas na elaboração destas postagens de divulgação de ciência. Foi possível perceber após as análises feitas, que a iniciativa do perfil e que o conteúdo publicado no mesmo causou bastante interesse no público (seguidores), o qual interagiu, questionou e se mostrou receptivo a adquirir conhecimento, o que está fortemente ligado ao caráter de se divulgar ciência. Este trabalho deixa como proposta uma análise do que acontece por trás da página de divulgação em si, um estudo de como os futuros professores de Física pensam e articulam as ideias antes da elaboração de cada publicação, assim como das dificuldades que encontram durante todo o processo.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPublicações científicaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectInstagram (Firma)pt_BR
dc.titleO uso do Instagram como meio de divulgação científica: um estudo do perfil “Tem Física aí?”.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, José Renato dos Santos-
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2717813D7&tokenCaptchar=03AGdBq24pr3wXhmj6VahbJKTXuE2Y2clokBbuV6halatfz7DqMe87GVH4nLqq0BbNQ2DEi23FUfcCl6nglzxBu8zh4zJgrKcykFmNB5N26QzeZtO-4Ljb8jxFEQ8HB8O26XBzy6-vlz2z3bOQL6eTjb1vPKCayFaYK--JxvtA8s_XwjNQrDfor3HEKSQ4mZHxLfquCGMaEFxmgIEiWnI_VkIDgxCrXLcWTrVOUnaR8gb25w1SrH2Uf51lLK0KZ1lrwJ0-Zxx1ZduscyhAtoTtDvvhYZAoMK0qldsl5JiRkdP1IkeKooFuqg8z7ODGxP-4P17ZgVFCNXeKoo7P42gIhbYRGCFEyMWGQZjApzsAIoYjRVSCqjb18qL6ZAuy2-tja3-AB4_iTUbU1e1Ua7YiqXI3kNv3IumwncICHjAe1xssT_d1wBo8zxVTH-XnS_HzIW0sBNhAzrFOyE1CL6ATLuhMN4S8KzoYjApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258755D9&tokenCaptchar=03AGdBq25vzxgFk5gKSHcN-DIVetk6AEmeyHUDVV-r78s1THgpyOjQQOxAw4pZUtCPIxIbc6MBcGoTkItK2F1bRf43okgSXFuFbcbhIQZJN9pZbFOUQ3TD6bjt8P6YRQnXh0HiCr2q2cKCWmStwobYdYVDZtabPNmFwaVu4mdkGu3hHhhq7zaaLku0rNrS8FUDeEjehZQ0jz7SKkZ8Bzi7DAAp5r1xRpZHlRxWQQUcqKgSsP882lSDS3IxosE_xPFq3ptZ1pEU9OJKP3nubB4wHMusebS-u-FE60GdbBpcKqKx177w3INRHgm8hboa7eRxT3-tXpEZF_AjYerTTCwWDI8K9MmxYWZTmlknWYTTZNgOe-rrFihT42papJnSOWOKXDHrn0N44typHQzx27ViLxfP5rgySTv8iK1ZXzjNEY6cD0ZI35aeIHORv57Av3ET3pU28MuoUQDbX8NV5Uq8C1A03pYMPYVuJApt_BR
dc.description.abstractxScientific dissemination is not as recent as it is thought to be, since the eighteenth century there are indications of the intention to disseminate science, there were exhibitions and traveling lectures related to physics, chemistry or medicine, for example. However, the twentieth century brought, along with so many other things, the great advance of technology and the Internet, and because of such advances, we have in the present century a great diversity of means by which it is possible to make scientific dissemination, as is the case. social networks, which caused a question in the author of this work to verify if, in fact, it would be useful to make scientific dissemination in them. The objective of this work was, basically, to verify the results of the scientific dissemination made in the Instagram profile “Has Physics There?” Created in the semester 2018.1 by students of the Methodology of Physics Teaching III course, Physics Degree - Federal University of Pernambuco, in the Agreste Campus, as well as analyze the various ways and strategies used in the elaboration of these science dissemination posts. It was possible to realize after the analysis, that the profile initiative and the content published on it caused a lot of interest in the public (followers), which interacted, questioned and was receptive to acquire knowledge, which is strongly linked to the character of spread science. This paper proposes an analysis of what happens behind the dissemination page itself, a study of how future physics teachers think and articulate ideas before writing each publication, as well as the difficulties they encounter throughout the process.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246367D5&tokenCaptchar=03AGdBq27F4ALu6sFkzXOpbmX6pae21ya-7V_zBEJyZyswmq3BnGyt5ECAyhEF7L8UNiww2E3isuIYQwHVWqkNL1Cyb_y5AGVvaxcjw8b6r1Ks-CbbMEwWQ-NKOJ4HYl4qcS__Ni1mGQj5pEl2GKWHkoBUrrkH0GA4a3SGgVvddDzeHhjiX9eVWUGGvcAPOyYsuQF6OAAKiNT9wNcxRguWONNSsAEYZPu1PnPtFwyUhSuYKVLVRJ4lOX_SwqvYdlx0aAbFox2mtiOMbfpZuMm_KTS8BFSbdlX5LavQGQmlKuQTApEsnIf5Tor799t73ejzF7VVOGyekEZQhASdoup-85rLLuP2mI69C4TWbFCaFiLAEhiPSUbOFyBrBSwaR5_1p_jzZFDSuOQwbjWzf8q5_kT8NajZsP-TLW9I9IjWRV_CfbjP68aODZ1ggJH_yQG52RT6fcOOxh7C4eDMiouc8k09e7pL5MwJvgpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUNA, Liliana Gabrielle Barbosa.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons