Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269

Comparte esta pagina

Título : Presença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural.
Autor : OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza
Palabras clave : Ciganos; Pós-colonialismo; Identidade (Psicologia)
Fecha de publicación : 30-ene-2019
Citación : OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza. Presença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural. Caruaru: O Autor, 2019.
Resumen : O presente trabalho pretende mostrar a existência do povo cigano, há mais de duas décadas, na cidade Altinho-PE, cuja presença mostra-se desconhecida para a população local e nas práticas curriculares da Escola de Referência desse município. Servindo-nos da abordagem decolonial latino-americana (MIGNOLO, 2005, 2011; QUIJANO, 2005, 2007; WALSH, 2005, 2007; SANTOS, 2007; FREIRE, 1968), trazemos aspectos histórico-culturais e etnicorraciais que favorecem a compreensão dos mecanismos de invisibilização dessa etnia, seguido da ausência dos seus respectivos conhecimentos no currículo da instituição escolar frequentada pelos(as) jovens ciganos(as), bem como os processos de resistência cultural dos ciganos no interior de Pernambuco. Para tanto, utilizamos os aportes metodológicos da pesquisa participante e das entrevistas semi-estruturadas como estratégias de autonarrativas desses sujeitos sociais. Na coleta de dados adquiriram relevância as marcas da invisibilidade desse povo nas circunscrições dos altinenses e, em especial, no currículo e cotidiano da escola de referência local.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza.pdf348,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons