Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA,, Everaldo Fernandes da-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza-
dc.date.accessioned2021-10-05T18:44:37Z-
dc.date.available2021-10-05T18:44:37Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.date.submitted2021-10-05-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza. Presença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende mostrar a existência do povo cigano, há mais de duas décadas, na cidade Altinho-PE, cuja presença mostra-se desconhecida para a população local e nas práticas curriculares da Escola de Referência desse município. Servindo-nos da abordagem decolonial latino-americana (MIGNOLO, 2005, 2011; QUIJANO, 2005, 2007; WALSH, 2005, 2007; SANTOS, 2007; FREIRE, 1968), trazemos aspectos histórico-culturais e etnicorraciais que favorecem a compreensão dos mecanismos de invisibilização dessa etnia, seguido da ausência dos seus respectivos conhecimentos no currículo da instituição escolar frequentada pelos(as) jovens ciganos(as), bem como os processos de resistência cultural dos ciganos no interior de Pernambuco. Para tanto, utilizamos os aportes metodológicos da pesquisa participante e das entrevistas semi-estruturadas como estratégias de autonarrativas desses sujeitos sociais. Na coleta de dados adquiriram relevância as marcas da invisibilidade desse povo nas circunscrições dos altinenses e, em especial, no currículo e cotidiano da escola de referência local.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiganospt_BR
dc.subjectPós-colonialismopt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.titlePresença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8654847A1&tokenCaptchar=03AGdBq25m9mJXmDqV3NnwVp6_xS9qNNsd_1bEHa5TAEoPrIepCcio0JZhAX3jN1LfXxiqr1W1E7kGbE8Z4yRIpNNYxfMoscMVOHnddakhx_em71By9U8AlDNEXXTD644vFir2oLbV3WWH_IA5KN41fxT8OJR004-ZVS5lhOGka1JvtYh5sQO08MsHM-EB1St16guX27QJIV1fQ-Fe55viBCSyKY-M0iaC6Fbki-loNbgB8aFCbVwaUwN-dEcnQcp6SKiw6NoCN_KDs5zdr4EreWj1fs5fndLydmgPbhfKqPw1YHvJTrp776ewAnKR5fVzssdCvIUMdM0EMNJJ3uViDQJm-b3ZcmtRGG3N4YWjg0vLcpRu5QA6LpiN524FLsVEu055lIZeI04zTkbJihKOz-zzzudmVC4xgEUlFMvubiB1QNwj_ccCr2keuUO6DW6iVUSPB3dCaWMAH6hFB74R9L7K0Lgo_yrvVApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556795H8&tokenCaptchar=03AGdBq27ov5AfOyhTDgkcoM70lNjolmbEPIvoWZGuefuq5W18vz9Q4Rl7jMcxhDk6eEoN8u7z_PuJUBuslf5FC6hRY5a96FWmNArJsXtK1oQPZCU-gCSf5BZ0o9nCFMVUaf-EVn9Td39R_8XAacqDRIZPWYo7do5K4MCwMZ4ViYaVz_ghBC21vgtD28PGg1RJFSu81Z0raDsEDiv9Ru3vFOilJjsgYWwir6VtWbGcUaKIuhCcxHWQr67vB23_iFDD7DtChbG6tT77rF9F_7PNB7e3aofEXuraVggSYpYm4xVsprKkZKrWM52ESGZdgFAHgkdaATjga4-CY33UWl4PwQzwpu3d28k3hSZi7ztvEsh2iGtJD9Ww33AURy51vuzKIvP7MMerIa18B6xTUTVyz-GRB0D0ZZH6UCZt-zN0SwfylfNYqUTXgx2DkXbIty1c4xr8C9fwNuayU79o38T1nRfOTWsqtUjFOgpt_BR
dc.description.abstractxThe present work intends to show the existence of the gypsy people, for more than two decades, in the city of Altinho-PE, whose presence is unknown for the local population and in the curricular practices of the School of Reference of this municipality. Latin American decolonial approach (MIGNOLO, 2005, 2011, QUIJANO, 2005, 2007, WALSH, 2005, 2007, SANTOS, 2007; FREIRE, 1968) brings historical-cultural and ethno-racial aspects that favor the understanding of mechanisms of invisibilization of this ethnic group followed by the absence of their respective knowledge in the curriculum of the school attended by the young gypsies as well as the processes of cultural resistance of the gypsies in the interior of Pernambuco. For that, we used the methodological contributions of the participant research and the semi-structured interviews as strategies of autonomy of these social subjects. In the collection of data, the invisibility marks of this people acquired relevance in the districts of Altinenses and, especially, in the curriculum and daily life of the local reference school.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza.pdf348,11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons