Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA,, Everaldo Fernandes da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-05T18:44:37Z | - |
dc.date.available | 2021-10-05T18:44:37Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-05 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza. Presença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural. Caruaru: O Autor, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41269 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho pretende mostrar a existência do povo cigano, há mais de duas décadas, na cidade Altinho-PE, cuja presença mostra-se desconhecida para a população local e nas práticas curriculares da Escola de Referência desse município. Servindo-nos da abordagem decolonial latino-americana (MIGNOLO, 2005, 2011; QUIJANO, 2005, 2007; WALSH, 2005, 2007; SANTOS, 2007; FREIRE, 1968), trazemos aspectos histórico-culturais e etnicorraciais que favorecem a compreensão dos mecanismos de invisibilização dessa etnia, seguido da ausência dos seus respectivos conhecimentos no currículo da instituição escolar frequentada pelos(as) jovens ciganos(as), bem como os processos de resistência cultural dos ciganos no interior de Pernambuco. Para tanto, utilizamos os aportes metodológicos da pesquisa participante e das entrevistas semi-estruturadas como estratégias de autonarrativas desses sujeitos sociais. Na coleta de dados adquiriram relevância as marcas da invisibilidade desse povo nas circunscrições dos altinenses e, em especial, no currículo e cotidiano da escola de referência local. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciganos | pt_BR |
dc.subject | Pós-colonialismo | pt_BR |
dc.subject | Identidade (Psicologia) | pt_BR |
dc.title | Presença dos ciganos em Altinho-PE: ponderações para edificação de um currículo intercultural. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8654847A1&tokenCaptchar=03AGdBq25m9mJXmDqV3NnwVp6_xS9qNNsd_1bEHa5TAEoPrIepCcio0JZhAX3jN1LfXxiqr1W1E7kGbE8Z4yRIpNNYxfMoscMVOHnddakhx_em71By9U8AlDNEXXTD644vFir2oLbV3WWH_IA5KN41fxT8OJR004-ZVS5lhOGka1JvtYh5sQO08MsHM-EB1St16guX27QJIV1fQ-Fe55viBCSyKY-M0iaC6Fbki-loNbgB8aFCbVwaUwN-dEcnQcp6SKiw6NoCN_KDs5zdr4EreWj1fs5fndLydmgPbhfKqPw1YHvJTrp776ewAnKR5fVzssdCvIUMdM0EMNJJ3uViDQJm-b3ZcmtRGG3N4YWjg0vLcpRu5QA6LpiN524FLsVEu055lIZeI04zTkbJihKOz-zzzudmVC4xgEUlFMvubiB1QNwj_ccCr2keuUO6DW6iVUSPB3dCaWMAH6hFB74R9L7K0Lgo_yrvVA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556795H8&tokenCaptchar=03AGdBq27ov5AfOyhTDgkcoM70lNjolmbEPIvoWZGuefuq5W18vz9Q4Rl7jMcxhDk6eEoN8u7z_PuJUBuslf5FC6hRY5a96FWmNArJsXtK1oQPZCU-gCSf5BZ0o9nCFMVUaf-EVn9Td39R_8XAacqDRIZPWYo7do5K4MCwMZ4ViYaVz_ghBC21vgtD28PGg1RJFSu81Z0raDsEDiv9Ru3vFOilJjsgYWwir6VtWbGcUaKIuhCcxHWQr67vB23_iFDD7DtChbG6tT77rF9F_7PNB7e3aofEXuraVggSYpYm4xVsprKkZKrWM52ESGZdgFAHgkdaATjga4-CY33UWl4PwQzwpu3d28k3hSZi7ztvEsh2iGtJD9Ww33AURy51vuzKIvP7MMerIa18B6xTUTVyz-GRB0D0ZZH6UCZt-zN0SwfylfNYqUTXgx2DkXbIty1c4xr8C9fwNuayU79o38T1nRfOTWsqtUjFOg | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work intends to show the existence of the gypsy people, for more than two decades, in the city of Altinho-PE, whose presence is unknown for the local population and in the curricular practices of the School of Reference of this municipality. Latin American decolonial approach (MIGNOLO, 2005, 2011, QUIJANO, 2005, 2007, WALSH, 2005, 2007, SANTOS, 2007; FREIRE, 1968) brings historical-cultural and ethno-racial aspects that favor the understanding of mechanisms of invisibilization of this ethnic group followed by the absence of their respective knowledge in the curriculum of the school attended by the young gypsies as well as the processes of cultural resistance of the gypsies in the interior of Pernambuco. For that, we used the methodological contributions of the participant research and the semi-structured interviews as strategies of autonomy of these social subjects. In the collection of data, the invisibility marks of this people acquired relevance in the districts of Altinenses and, especially, in the curriculum and daily life of the local reference school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA, Bruno Eduardo Souza.pdf | 348,11 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons