Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41266

Compartilhe esta página

Título: Projetos e feiras de ciências como princípios didático-metodológicos no ensino de física do ensino médio.
Autor(es): LEONARDO, Jackson de Melo
Palavras-chave: Física (Ensino médio); Método de projeto de ensino - Palmares (PE); Ensino-Metodologia; Aprendizagem
Data do documento: 20-Fev-2019
Citação: LEONARDO, Jackson de Melo. Projetos e feiras de ciências como princípios didático-metodológicos no ensino de física do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: Tendo em vista que o contexto atual onde se encontra a educação brasileira, em especial o ensino nas áreas de Física e outras ciências da natureza, este trabalho apresenta informações sobre o ensino de Física utilizando projetos e feira de ciências como fator motivador da aprendizagem, a fim de identificar projetos experimentais como estratégia didática no ensino de física no ensino médio, visando analisar a motivação dos alunos pela aprendizagem de Física. Para tanto, é necessário investigar metodologias para o ensino, encontrar estratégias para motivação da aprendizagem; e analisar projetos junto da feira de ciências como fator motivador da aprendizagem. Assim, realizou-se, então, uma pesquisa em campo de caráter qualitativo em uma escola situada no município de Palmares-PE, com alunos do primeiro ano do ensino médio, buscando melhor compreender os fenômenos do ensino e aprendizado de física, tendo em vista as dificuldades enfrentadas atualmente. Para pesquisa, levou-se um projeto para os alunos construírem experimentos voltados aos conteúdos estudados por eles, onde resultou posteriormente numa feira de ciências e em seguida foi lançado um questionário com fins de coletar informações importantes sobre como essa ação e de que maneira ela influência no processo de ensinoaprendizagem dos mesmos. Diante disso, verifica-se que metodologias inovadoras devem ser implementadas, deixando assim a prática de ensino tradicional como sendo única, trazendo projetos que envolvam toda comunidade escolar tais como construção de experimentos e feiras de ciências, o que impõe a constatação de que trará uma aprendizagem dinamizada e mais aceita entre o alunado, fora do contexto tradicional, tornando assim os conceitos mais significativos, com estudantes amadurecidos inseridos nesse contexto. A partir da pesquisa realizada pode-se concluir que investir em projetos e feiras de ciências incentivam os estudantes a terem uma nova visão da disciplina, pois instiga o mesmo a buscar respostas sabendo que é capaz de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula em situações do seu cotidiano junto com toda comunidade escolar.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41266
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO, Jackson de Melo.pdf841,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons