Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41266

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorLEONARDO, Jackson de Melo-
dc.date.accessioned2021-10-05T15:37:51Z-
dc.date.available2021-10-05T15:37:51Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.date.submitted2021-10-05-
dc.identifier.citationLEONARDO, Jackson de Melo. Projetos e feiras de ciências como princípios didático-metodológicos no ensino de física do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41266-
dc.description.abstractTendo em vista que o contexto atual onde se encontra a educação brasileira, em especial o ensino nas áreas de Física e outras ciências da natureza, este trabalho apresenta informações sobre o ensino de Física utilizando projetos e feira de ciências como fator motivador da aprendizagem, a fim de identificar projetos experimentais como estratégia didática no ensino de física no ensino médio, visando analisar a motivação dos alunos pela aprendizagem de Física. Para tanto, é necessário investigar metodologias para o ensino, encontrar estratégias para motivação da aprendizagem; e analisar projetos junto da feira de ciências como fator motivador da aprendizagem. Assim, realizou-se, então, uma pesquisa em campo de caráter qualitativo em uma escola situada no município de Palmares-PE, com alunos do primeiro ano do ensino médio, buscando melhor compreender os fenômenos do ensino e aprendizado de física, tendo em vista as dificuldades enfrentadas atualmente. Para pesquisa, levou-se um projeto para os alunos construírem experimentos voltados aos conteúdos estudados por eles, onde resultou posteriormente numa feira de ciências e em seguida foi lançado um questionário com fins de coletar informações importantes sobre como essa ação e de que maneira ela influência no processo de ensinoaprendizagem dos mesmos. Diante disso, verifica-se que metodologias inovadoras devem ser implementadas, deixando assim a prática de ensino tradicional como sendo única, trazendo projetos que envolvam toda comunidade escolar tais como construção de experimentos e feiras de ciências, o que impõe a constatação de que trará uma aprendizagem dinamizada e mais aceita entre o alunado, fora do contexto tradicional, tornando assim os conceitos mais significativos, com estudantes amadurecidos inseridos nesse contexto. A partir da pesquisa realizada pode-se concluir que investir em projetos e feiras de ciências incentivam os estudantes a terem uma nova visão da disciplina, pois instiga o mesmo a buscar respostas sabendo que é capaz de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula em situações do seu cotidiano junto com toda comunidade escolar.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMétodo de projeto de ensino - Palmares (PE)pt_BR
dc.subjectEnsino-Metodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleProjetos e feiras de ciências como princípios didático-metodológicos no ensino de física do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8475145J5&tokenCaptchar=03AGdBq25MMlQcektcQEcaOB-VGzEndm7ZLEPJSvQwjwfeo6lM9XXUnl8rFVCoHMsz67UgDrg1sPaCBt_ok6YLWmoFysdi07Viiso17STHJ7dqFAye3sFdrjgz91hGuiBtWTlXPSPSemyI9WUC5BQ5bQ84yXCyr8OhZyjUlnu9jkHyPGPUz1_kALKfTiHWKVYpAuCuG_uCcLFqtPmMVZ6sNjx4rJqMuXQXvves-dalMOtD7O3kORXwGPPcwiZBZiH9w0llC42Aa8FD8B4UKhrrRHpxHeGhyB4lJZZ2LwtXw5SydDmRskxUUUvRB5y46C7bxY4Q93xGx-x53KQirkmigKwA6USB_qXha0wRvCeiHYB_D5L354vAssephHsSqksXutP6WcmuYLmWaS03i3uHGscC2oPqfjMwE3bgDMAP7lwM98XArelQfiXexWV580hNitgOMDaMk0kGHR9aEDiIEb8Y8f3qBYcaPApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=forwardPaginaResultados®istros=20;10&query=%28%2Bidx_nme_pessoa%3A%28jose%29+%2Bidx_nme_pessoa%3A%28eduardo%29+%2Bidx_nme_pessoa%3A%28fernandes%29++%2Bidx_nacionalidade%3Ae%29+or+%28%2Bidx_nme_pessoa%3A%28jose%29+%2Bidx_nme_pessoa%3A%28eduardo%29+%2Bidx_nme_pessoa%3A%28fernandes%29++%2Bidx_nacionalidade%3Ab+%5E500+%29&analise=cv&tipoOrdenacao=null&paginaOrigem=index.do&mostrarScore=false&mostrarBandeira=true&modoIndAdhoc=nullpt_BR
dc.description.abstractxConsidering that the current context of Brazilian education, especially teaching in the areas of Physics and other natural sciences, this work presents information about Physics teaching using projects and science fair as a motivating factor for learning, to identify experimental projects as a didactic strategy in the teaching of physics in high school, aiming at analyzing students' motivation for learning physics. Therefore, it is necessary to investigate methodologies for teaching, to find strategies for learning motivation; and analyze projects at the science fair as a motivating factor for learning. Thus, a qualitative field research was carried out at a school located in the municipality of Palmares-PE, with first-year high school students, seeking to better understand the phenomena of teaching and learning of physics, with a view to the difficulties currently faced. For research, a project was carried out for the students to construct experiments focused on the contents studied by them, where they subsequently resulted in a science fair and then a questionnaire was launched in order to collect important information about how this action and in what way its influence in the teaching-learning process. Therefore, it is verified that innovative methodologies should be implemented, thus leaving the practice of traditional teaching as unique, bringing projects that involve every school community such as the construction of experiments and science fairs, which requires verification that it will bring a dynamized and more accepted learning among students, outside the traditional context, thus making the concepts more meaningful, with mature students inserted in that context. From the research carried out, it can be concluded that investing in projects and science fairs encourages students to have a new view of the discipline, as it instigates the student to seek answers knowing that he is able to put into practice what was learned in the classroom. classroom in everyday situations together with the whole school community.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LEONARDO, Jackson de Melo.pdf841,13 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons