Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41252

Compartilhe esta página

Título: Enfrentamentos de professores homossexuais na escola com relação à Lgbtfobia.
Autor(es): SILVA, Filipe Antonio Ferreira da
Palavras-chave: Homossexualidade; Homofobia; Sexismo na educação
Data do documento: 20-Jun-2016
Citação: SILVA, Filipe Antonio Ferreira da. Enfrentamentos de professores homossexuais na escola com relação à Lgbtfobia. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: O presente artigo é um estudo sobre enfrentamentos de professores homossexuais na escola com relação à LGBTfobia. Propomos um estudo em duas escolas do município de Caruaru, uma na rede Estadual e outra na Municipal. Temos como objetivo geral estudar os principais enfrentamentos dos professores homossexuais na escola com relação a LGBTfobia, juntamente com os objetivos específicos sistematizar os principais argumentos sexistas e LGBTfóbicos presentes na escola referente a diversidade sexual; levantar as principais questões decorrentes da LGBTfobia que os/as professores/as homossexuais enfrentam em seu cotidiano; e apontar os principais fundamentos de uma educação não- sexista. Este trabalho justificase pela ausência de discussão sobre a temática da diversidade sexual nas escolas, que por muitas vezes está entrelaçado a um modelo hegemônico de cultura escolar. Nossa problematização é saber quais os principais enfrentamentos dos professores homossexuais na escola com relação a LGBTfobia? Em nossa metodologia adotamos uma pesquisa qualitativa/exploratória e explicativa (GIL, 2002; MINAYO, 2008; DESLAURIERS, 2008; e LAGE, 2013) apoiada ao estudo do Caso Alargado (SANTOS, 1983) com entrevista não-estruturada, para coletar e tratar dos dados, nós utilizamos de bases teóricas sustentadas pelas epistemologias feministas para situar nosso trabalho dentro de um panorama atual, do lado dos estudos Queer. Ao mesmo tempo em que nós utilizamos das falas de profissionais de educação para nos direcionar os resultados. Nossas conclusões foram no sentido de dar conhecimento sobre os problemas oriundos de professores homossexuais na atuação profissional em combate com a LGBTfobia e problemas oriundos das posições pessoais e profissionais da educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41252
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Filipe Antonio Ferreira da.pdf866,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons