Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41252
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | SILVA, Filipe Antonio Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-01T16:13:58Z | - |
dc.date.available | 2021-10-01T16:13:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-20 | - |
dc.date.submitted | 2021-10-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Filipe Antonio Ferreira da. Enfrentamentos de professores homossexuais na escola com relação à Lgbtfobia. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41252 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é um estudo sobre enfrentamentos de professores homossexuais na escola com relação à LGBTfobia. Propomos um estudo em duas escolas do município de Caruaru, uma na rede Estadual e outra na Municipal. Temos como objetivo geral estudar os principais enfrentamentos dos professores homossexuais na escola com relação a LGBTfobia, juntamente com os objetivos específicos sistematizar os principais argumentos sexistas e LGBTfóbicos presentes na escola referente a diversidade sexual; levantar as principais questões decorrentes da LGBTfobia que os/as professores/as homossexuais enfrentam em seu cotidiano; e apontar os principais fundamentos de uma educação não- sexista. Este trabalho justificase pela ausência de discussão sobre a temática da diversidade sexual nas escolas, que por muitas vezes está entrelaçado a um modelo hegemônico de cultura escolar. Nossa problematização é saber quais os principais enfrentamentos dos professores homossexuais na escola com relação a LGBTfobia? Em nossa metodologia adotamos uma pesquisa qualitativa/exploratória e explicativa (GIL, 2002; MINAYO, 2008; DESLAURIERS, 2008; e LAGE, 2013) apoiada ao estudo do Caso Alargado (SANTOS, 1983) com entrevista não-estruturada, para coletar e tratar dos dados, nós utilizamos de bases teóricas sustentadas pelas epistemologias feministas para situar nosso trabalho dentro de um panorama atual, do lado dos estudos Queer. Ao mesmo tempo em que nós utilizamos das falas de profissionais de educação para nos direcionar os resultados. Nossas conclusões foram no sentido de dar conhecimento sobre os problemas oriundos de professores homossexuais na atuação profissional em combate com a LGBTfobia e problemas oriundos das posições pessoais e profissionais da educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Homofobia | pt_BR |
dc.subject | Sexismo na educação | pt_BR |
dc.title | Enfrentamentos de professores homossexuais na escola com relação à Lgbtfobia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4836134Z9&tokenCaptchar=03AGdBq25cpSi53HXYKxZQu56fx-mGCagzNY2aqtc5S_LiDKAf6upg5aUTXsPs8OQFPgWJdAoefFCsWhRvsmx_lcflHj1K7uV9JH0Az2oIpvakdzwNU75x5nGj5J8-d6byj5rVk-e7deG3SKmYRQsuf4w5UMalZ73C_kqfliBe_mw3EcZmhc_2sCILWa7c11bqbwJ-5eUFWF9DAOvZ5nD0Sz_YDz-xpkIXZSycsYEIZkJY9xZqNWm6wX27ru5Ih_xExt8bxK2dzZ2Y8ivPa58Z3cDu9nMqoHkzsJymWSANne7dH-nnjBEVlemxYgSqPK4BwnoOUY0DW-kHmWrNXgl81gDZBxhTaKDi6hsN1aixqOfdwgLuPrxvAHWahSiAQjKb4N6qn8NKzkwOVMnsfEcHX4F7kDsIDzhoA7or8DvvkvhgMoOpMUqP7hUfjtBGYOEm6_sqQ6LcPMRQ1Ye69IJGkGQjrn31dsKGTQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq26kZz59ktrtqWkOZYJ4ZKBiwlJ9TxGyBGurYAUYhs53WmG3gxqtgy-PFFbpZAijjYEvY4IHxa7ejPTSJIXPT3evzBAgkXAZjItKQi8O6OeJ6KE9yc89MNJ1DZ6HwdVPu7JGxWZi787tLJtzqObROyAuiPoYibpw8HC0rd3ZNnGvXXisDCgYD_IF9gXGOTVx-JzWkPMKNAR9OO-z1V1rAqL7GQWDzOvh1-lqGbrOu-ZEPb7U1iqv7hmqq-W5NWyLOxhuFvkk2ZryE4CoanDTf-0GggDNjhNN_EJ7u_qu2k8YREQk2HJ3rfPO6Uaux2JMzTfPlMjIvnKaYM1f7DiNvB9LugZV5NsfOvcn3GvFhQ22ZozuMFu_cF4FEfBtu2dbYOstqKgRR9dPtdDeMCbT-pUu_mkYuBwxSgFjmEHrm6KgczpCQymAlIPSneTASIevVg4791SnvI9d4poUReZdEq3G5a5H1w | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article is a study about homosexual teachers facing the LGBTphobia in the school environment. We offer a study of two school from the county of Caruaru, one on the state system and the other one on the county system. Our overall objective is to study the major clashes that gay teachers face at school fighting the LGBTphobia, together with the specific objectives systematize the main sexista and LGBTphobic arguments existente in the school relative to sexual diversity; Bring the main questions about LGBTphobia that the homosexual teachers face daily; and point the main reasons of a non-sexist education. This paper is justified by the absence of discussion on the issue of sexual diversity in schools. Our questioning is to know which are the major clashes that homosexual teachers face related to LGBTphobia? In our methodology we adopted a qualitative/exploratory and explanatory research (GIL, 2002; MINAYO, 2008; DESLAURIERS, 2008; e LAGE, 2013) supported the Caso Alargado (SANTOS, 1983) with unstructured search, to collect and process the data, we made use of theoretical basis supported by feminist epistemology to situate our work within the current situation , next to the Queer study. In the meantime, we use the talk from education professionals to guide the results. Our findings were in order to give knowledge about the problems arising from homosexual teachers in professional performance in combat with LGBTfobia and problems arising from the personal positions and education professionals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Filipe Antonio Ferreira da.pdf | 866,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons