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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41251

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Title: IgNobel como uma ferramenta de divulgação científica para o ensino de física no ensino médio: um caso particular da Lei de Murphy
Authors: AMORIM, Nathalia Maria de
Keywords: Notícias científicas; Divulgação de informação; Prêmios; Murphey, Lei de; Humorismo na educação - Caruaru (PE); Física (Ensino médio)
Issue Date: 19-Feb-2019
Citation: AMORIM, Nathalia Maria de. IgNobel como uma ferramenta de divulgação científica para o ensino de física no ensino médio: um caso particular da Lei de Murphy. Caruaru: O Autor, 2019.
Abstract: Sorrir é uma das maiores buscas do ser humano, buscamos isso ao ir ao cinema, assistir um stand-up, uma série, ou até mesmo em conversas com amigos. Gostamos de sorrir, do cômico, é prazeroso, é fortalecedor. Assim, como é de conhecimento geral, o ensino de ciências e tecnologia somente através de livros e aulas tradicionais não facilita a compreensão de fenômenos pelos alunos, mesmo que seja um simples fenômeno científico. Sendo assim, acredita-se que seja necessário utilizar diferentes metodologias para se obter um ensino e uma aprendizagem eficaz. O presente trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no Ensino Médio. A proposta consiste em utilizar pesquisas laureadas pelo IgNobel como ferramenta de Divulgação Científica, auxiliando na contextualização dos conceitos de Física contidos nessas pesquisas. Em particular, apresentamos uma proposta de sequência didática na qual a temática da Lei de Murphy é trabalhada, por meio de uma atividade de intervenção, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Essa atividade é construída com base em uma pesquisa laureada pelo IgNobel de Engenharia de 2003, com a qual os alunos puderam construir hipóteses que explicassem o experimento presente na atividade, para assim, juntos aprenderem e discutirmos a Física que rege a Lei de Murphy presente no experimento. A pesquisa consistia em trabalhar a Lei de Murphy, com o corolário do Pão com Geleia, com o qual buscamos entender porque uma fatia de pão com manteiga caia sempre com o lado da manteiga virado para o chão. Assim, em cinco diferentes etapas, introduzimos situações cômicas envolvendo a Lei de Murphy,numa das quais foi realizado um experimento onde os estudantes passaram margarina em fatias de pão de forma e deixava a fatia cair. Deveria, então, ser anotado o número de vezes em que o lado amanteigado caiu para baixo. Os estudantes na etapa seguinte, formularam hipóteses sobre o que acontecia no experimento. Em seguida as hipóteses foram analisadas e foi possível introduzir conceitos físicos que regiam o experimento de forma mais natural. Esperamos que a proposta elaborada sirva para uma dinâmica com outras pesquisas ganhadoras do prêmio. Nosso objetivo é de contribuir para o ensino de Física com propostas didáticas utilizando o humor presente nas pesquisas do IgNobel.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41251
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

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