Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41251

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorAMORIM, Nathalia Maria de-
dc.date.accessioned2021-10-01T15:44:38Z-
dc.date.available2021-10-01T15:44:38Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.date.submitted2021-10-01-
dc.identifier.citationAMORIM, Nathalia Maria de. IgNobel como uma ferramenta de divulgação científica para o ensino de física no ensino médio: um caso particular da Lei de Murphy. Caruaru: O Autor, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41251-
dc.description.abstractSorrir é uma das maiores buscas do ser humano, buscamos isso ao ir ao cinema, assistir um stand-up, uma série, ou até mesmo em conversas com amigos. Gostamos de sorrir, do cômico, é prazeroso, é fortalecedor. Assim, como é de conhecimento geral, o ensino de ciências e tecnologia somente através de livros e aulas tradicionais não facilita a compreensão de fenômenos pelos alunos, mesmo que seja um simples fenômeno científico. Sendo assim, acredita-se que seja necessário utilizar diferentes metodologias para se obter um ensino e uma aprendizagem eficaz. O presente trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no Ensino Médio. A proposta consiste em utilizar pesquisas laureadas pelo IgNobel como ferramenta de Divulgação Científica, auxiliando na contextualização dos conceitos de Física contidos nessas pesquisas. Em particular, apresentamos uma proposta de sequência didática na qual a temática da Lei de Murphy é trabalhada, por meio de uma atividade de intervenção, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Essa atividade é construída com base em uma pesquisa laureada pelo IgNobel de Engenharia de 2003, com a qual os alunos puderam construir hipóteses que explicassem o experimento presente na atividade, para assim, juntos aprenderem e discutirmos a Física que rege a Lei de Murphy presente no experimento. A pesquisa consistia em trabalhar a Lei de Murphy, com o corolário do Pão com Geleia, com o qual buscamos entender porque uma fatia de pão com manteiga caia sempre com o lado da manteiga virado para o chão. Assim, em cinco diferentes etapas, introduzimos situações cômicas envolvendo a Lei de Murphy,numa das quais foi realizado um experimento onde os estudantes passaram margarina em fatias de pão de forma e deixava a fatia cair. Deveria, então, ser anotado o número de vezes em que o lado amanteigado caiu para baixo. Os estudantes na etapa seguinte, formularam hipóteses sobre o que acontecia no experimento. Em seguida as hipóteses foram analisadas e foi possível introduzir conceitos físicos que regiam o experimento de forma mais natural. Esperamos que a proposta elaborada sirva para uma dinâmica com outras pesquisas ganhadoras do prêmio. Nosso objetivo é de contribuir para o ensino de Física com propostas didáticas utilizando o humor presente nas pesquisas do IgNobel.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNotícias científicaspt_BR
dc.subjectDivulgação de informaçãopt_BR
dc.subjectPrêmiospt_BR
dc.subjectMurphey, Lei dept_BR
dc.subjectHumorismo na educação - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleIgNobel como uma ferramenta de divulgação científica para o ensino de física no ensino médio: um caso particular da Lei de Murphypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8189212P6&tokenCaptchar=03AGdBq25DEj5OWnqHPkdT0R0gNY06sDlWCsVAf40TGBj6JTtryaEkdoT6bCYNkSoecZdc-ABBDvEZfu4XQxlt2nDJetH09vI9V0F_o-As4vX9uEXRW3RUnwS5vA33ZVKTqgCkHinYuC1101nWaDTknYbuLenoH7qaR857ZrX88TDsK2sO3gc4m6InEWwMcDJETl4fLSiYKpxhrLv8Pjhg39GCYnJjAt0z0uOmJofowwYPoF1JomRkJ_FQXPnAwgENsfucjb9oEGMD9TXhtGjYqPwA-LSpilRLPB1HLVMcyKA56LNEG59QkeoG1giLHrzOxOlBEVQn7pgpH9Tn2B9No7pn4uz4hdmJwNi0TjaKCtUFl57rcNbRBAJXLqtXa1DzRZrQKVp63q6GdcjfeLuLqXHOpdw79cmObnloufkYpPCQXi8TX8Qo_eHFsaK5HwKrBEV3ZCQfN9rpFBh6fO80ohWYaDi8ehGLCApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4258755D9&tokenCaptchar=03AGdBq26WIJNb0UB6p1vHOaZKZPjaLt25RCZoGe-RFPKEh2wa0GhfEQoq-Jf8cZbx56jg2l2e34ugq8vs_ab1kdd9V_kj1b-bGx34bTtK7qgIzYqF-QPi_W-4z3hp2duO7mnhpgqGdSzzOJHNNk2kp0CeftIIYfaRt6cyRCkwqSfDDnMJrmNWARyM-A0jQBuUunFAhmy3BlYhmBKj9Fw-no5aZoVMm1bxgJG3Dc8OkrvK0nhhYg6tsaDWxUX8URu8Kn3ictGqqZ3YiJCvonZXxVAA1SeU4VFhDMvtdclRncSDoeV5Ou5WZnQK2qli2HkVv2PH67oxOFK5H2d8lCLRQjOjbaoYsgZARZ9ILYpxCKpydrCCxhc1I_21PT6dvAkNQLclY-pXrb-yp7905mjLv3szfpEcBCzAEp120Cij4PnUYleP05dVfylXqOLOWPSWscZFIDXAbuUYug71nDPHbWijhrM_0znshwpt_BR
dc.description.abstractxSmiling is one of the greatest searches of the human being, we look for this when going to the movies, watching a stand-up, a series, or even in conversations with friends. We like to smile, the comic, it is pleasurable, it is empowering. Thus, as is well known, the teaching of science and technology only through traditional books and classes does not facilitate the students' understanding of phenomena, even if it is a simple scientific phenomenon. Therefore, it is believed that different methodologies need to be used to achieve effective teaching and learning. The present work presents a didactic proposal for teaching physics in basic education. The proposal consists in using researches awarded by IgNobel as a tool for Scientific Dissemination, helping in the contextualization of the concepts of Physics contained in these researches. In particular, we present a proposal for a didactic sequence in which the theme of Murphy's Law is worked through an intervention activity in a class of the first year of High School. This activity is based on a 2003 IgNobel Engineering laureate, with which the students could construct hypotheses that explain the experiment in the activity so that together they learn and discuss the Physics that governs the Murphy Law present in the experiment. The research consisted of working Murphy's Law with the corollary of Bread with Jelly, with which we try to understand why a slice of buttered bread always falls with the side of the butter facing the ground. Thus, in five different stages, we introduced comic situations involving Murphy's Law, in which an experiment was conducted where students passed butter into slices of bread form and let the slice fall. It should then be noted down the number of times the buttery side fell down. The students in the next step hypothesized what was happening in the experiment. Then the hypotheses were analyzed and it was possible to introduce physical concepts that governed the experiment in a more natural way. We hope that the elaborate proposal will serve as a dynamic with other award-winning research. Our objective is to contribute to the teaching of Physics with didactic proposals using the humor present in IgNobel's researches.pt_BR
dc.subject.cnpq:: Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMORIM, Nathalia Mara de.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons