Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41249

Compartilhe esta página

Título: Experimentação com brinquedos em uma abordagem de ensino por investigação.
Autor(es): FRANÇA, Maria José Batista de Aguiar
Palavras-chave: Brinquedos; Aprendizagem centrada no aluno; Aprendizagem experimental; Software
Data do documento: 10-Jun-2019
Citação: FRANÇA, Maria José Batista de Aguiar. Experimentação com brinquedos em uma abordagem de ensino por investigação. Caruaru: O Autor, 2019
Abstract: Este TCC, apresentado ao curso de Física-Licenciatura, aborda o tema da experimentação, na perspectiva do Ensino por Investigação, desenvolvida a partir da utilização de brinquedos. A experimentação de acordo com o Ensino por Investigação, diferentemente de uma atividade experimental tradicional, deve levar o aluno a realizar procedimentos e ações que o levem a desempenhar um papel ativo dentro do seu próprio processo de aprendizagem. Na abordagem investigativa o aluno é quem deve desenvolver suas próprias hipóteses e testálas e o professor deve apenas orientar o trabalho dos alunos a partir de indagações que os levem a raciocinar e desenvolver novas ações a partir de análises dos passos que já foram realizados e a partir dos próprios erros. Considerando esses aspectos e partindo da eminente necessidade de se desenvolver alternativas de ensino que tenham potencial significativo e que seja de fácil acesso, destacamos a utilização de brinquedos como objetos para a realização das atividades experimentais investigativas. Neste sentido, o principal objetivo aqui realizado foi o de desenvolver uma alternativa de atividade experimental investigativa a partir da utilização de Carrinhos Hot Wheels e do Software Tracker. Dessa forma a metodologia se dedicou ao desenvolvimento de tal alternativa, e dentro desse processo o alvo da investigação realizada se refere a compreensão do comportamento da conservação da energia mecânica em um Carrinho Hot Wheels. Com o desenvolvimento dessa investigação foi possível constatar diferentes aspectos dos fenômenos relacionados a conservação de energia mecânica, o que comprova o potencial investigativo e significativo presentes nas atividades experimentais desenvolvidas com o uso de brinquedos e o seu grande potencial para a utilização em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41249
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANÇA, Maria José Batista de Aguiar.pdf674,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons