Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41249

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorFRANÇA, Maria José Batista de Aguiar-
dc.date.accessioned2021-10-01T14:50:14Z-
dc.date.available2021-10-01T14:50:14Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.date.submitted2021-10-01-
dc.identifier.citationFRANÇA, Maria José Batista de Aguiar. Experimentação com brinquedos em uma abordagem de ensino por investigação. Caruaru: O Autor, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41249-
dc.description.abstractEste TCC, apresentado ao curso de Física-Licenciatura, aborda o tema da experimentação, na perspectiva do Ensino por Investigação, desenvolvida a partir da utilização de brinquedos. A experimentação de acordo com o Ensino por Investigação, diferentemente de uma atividade experimental tradicional, deve levar o aluno a realizar procedimentos e ações que o levem a desempenhar um papel ativo dentro do seu próprio processo de aprendizagem. Na abordagem investigativa o aluno é quem deve desenvolver suas próprias hipóteses e testálas e o professor deve apenas orientar o trabalho dos alunos a partir de indagações que os levem a raciocinar e desenvolver novas ações a partir de análises dos passos que já foram realizados e a partir dos próprios erros. Considerando esses aspectos e partindo da eminente necessidade de se desenvolver alternativas de ensino que tenham potencial significativo e que seja de fácil acesso, destacamos a utilização de brinquedos como objetos para a realização das atividades experimentais investigativas. Neste sentido, o principal objetivo aqui realizado foi o de desenvolver uma alternativa de atividade experimental investigativa a partir da utilização de Carrinhos Hot Wheels e do Software Tracker. Dessa forma a metodologia se dedicou ao desenvolvimento de tal alternativa, e dentro desse processo o alvo da investigação realizada se refere a compreensão do comportamento da conservação da energia mecânica em um Carrinho Hot Wheels. Com o desenvolvimento dessa investigação foi possível constatar diferentes aspectos dos fenômenos relacionados a conservação de energia mecânica, o que comprova o potencial investigativo e significativo presentes nas atividades experimentais desenvolvidas com o uso de brinquedos e o seu grande potencial para a utilização em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectAprendizagem centrada no alunopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectSoftwarept_BR
dc.titleExperimentação com brinquedos em uma abordagem de ensino por investigação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228971E0&tokenCaptchar=03AGdBq25X2r-NELFONGCQMRRWAeukz_BS5bn8bTxFxD8XTylMuD0ax6sR1woJeitAwf3MebULTWdCelHP_uDQEXOytZdziWDQLLVCYEFfPdr7wbu6czlXyVq6bohwpD8FuMQHJ5N0MPulFWM_DYzlicgNlqEcQZrYSUdp7HZDBjPX6FhuCtPC1SaWBQKCiyKzFAQWHFqjbdg17ZAQoKejpMd6YhLkF6OulcVPyWHjh6UcfDEg0AtxYuXRFI-VlPhEZ_e3H_zII6gdLh_pLKtMBx5kvoEWeFhuA3e2AO5Nv3EaorQQ2htqwt7uxi7eQt7AoyM-PRJOThxIbO5AyaYsx-F5vK5ikzpWIELGr6dmzHPy2HTWckI-K04E8EdPSckbgCBQKNVWXh0nrsIGPxSvvw1VjS6y6JqDiSNqa2td-1wLJP8gDxPkiHHp5qLvtt3fFTFA8q0NmL9zriMvcV3ERKIgMapehBPPjnKzAN-ilMtRZKSJFtx-ldMpt_BR
dc.description.abstractxThis monograph, presented to the Licentiate Physics course, addresses the theme of experimentation, from the perspective of Research Teaching, developed from the use of toys. Experimenting with Research Teaching, unlike a traditional experimental activity, should lead students to perform procedures and actions that lead them to play an active role in their own learning process. In the investigative approach the student is the one who must develop their own hypotheses and test them and the teacher should only guide the work of the students based on inquiries that lead them to reason and develop new actions from the analysis of the steps that have already been carried out and from the mistakes themselves. Considering these aspects and starting from the eminent need to develop teaching alternatives that have a good potential and that is easy to access, we highlight the use of toys as objects for carrying out experimental research activities. In this sense, the main objective here was to develop an alternative experimental investigative activity from the use of Hot Wheels Carts. In this way the methodology was dedicated to the development of such an alternative, and within this process the target of the investigation carried out refers to the understanding of the conservation behavior of the mechanical energy in a Cart Hot wheels. With the development of this research it was possible to verify different aspects of the phenomena related to the conservation of mechanical energy, which proves the investigative and significant potential present in the experimental activities developed with the use of toys and its great potential for use in the classroom .pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANÇA, Maria José Batista de Aguiar.pdf674,46 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons