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Título : O curso realidade brasileira de Pernambuco : um cenário popular de ensino de sociologia?
Autor : SANTOS NETA, Célia Oliveira dos
Palabras clave : Sociologia; CRB; Currículo – Estudo e ensino; Educação comunitária - Educação não formal; Educação alternativa; Educação extra-escolar
Fecha de publicación : 4-jun-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS NETA, Célia Oliveira dos. O curso realidade brasileira de Pernambuco: um cenário popular de ensino de sociologia?. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : A presente dissertação busca por um cenário popular de ensino de sociologia. Essa pesquisa foi inspirada no fazer educativo dos sujeitos dos movimentos sociais do campo popular, que constroem coletivamente o Curso Realidade Brasileira de Pernambuco (CRB), cujo lema é “Ler para Transformar”, tendo em vista um projeto popular para o Brasil. Diante disto, o objetivo é de analisar em que medida o currículo do Curso Realidade Brasileira de Pernambuco” se aproxima do currículo do ensino de sociologia no ensino médio. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com educandas, educadores, com a Comissão Político Pedagógica; e uma breve observação participante em três etapas do curso. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com recém-formados do ensino médio de escolas públicas do bairro do Ibura, periferia de Recife, para conhecer a realidade escolar e encontrar possíveis pontos de aproximação entre o CRB e a disciplina de sociologia nas escolas. Para realizar uma análise de conteúdo, foi utilizado o QDA Miner Lite, um programa de análise de dados qualitativos, no qual foi possível elaborar chaves analíticas, isto é, os principais conceitos que norteiam a pesquisa: educação formal, representando o ensino de sociologia no ensino médio, e educação não-formal, representando o CRB. Nesse programa foram criadas categorias de análise para os grupos que formam os sujeitos da pesquisa, de acordo com as falas trazidas por esses sujeitos e a partir de referenciais da educação não-formal e da educação popular. Dessa maneira, foi possível perceber que os conteúdos abordados no CRB se aproximam dos conteúdos da disciplina de sociologia no ensino médio, porém, a metodologia das aulas foi apontada como a principal diferença. As educandas do CRB trouxeram suas experiências com o ensino de sociologia nas Universidades, trazendo comparações entre as aulas do CRB e as aulas nas Universidades, pois a maioria não teve a disciplina de sociologia no ensino médio. Portanto, a partir das entrevistas com os recém formados do ensino médio, notou-se que a realidade escolar do ensino de sociologia se mostrou diferente da realidade acadêmica, pois, além dos conteúdos se aproximarem dos conteúdos do CRB, a metodologia das aulas de sociologia nas escolas, assim como no CRB, é mais participativa e preza pelo diálogo com a vida cotidiana dos educandos(as). Não se pretende generalizar, pois, entende-se que se trata dos casos específicos. Diante disso, a intenção é trazer uma reflexão sobre o que os espaços formais de ensino podem aprender e se inspirar nessa experiência de educação popular.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41234
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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