Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41234
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Francisco Jatobá de | - |
dc.contributor.author | SANTOS NETA, Célia Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T18:50:50Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29T18:50:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-04 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS NETA, Célia Oliveira dos. O curso realidade brasileira de Pernambuco: um cenário popular de ensino de sociologia?. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41234 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação busca por um cenário popular de ensino de sociologia. Essa pesquisa foi inspirada no fazer educativo dos sujeitos dos movimentos sociais do campo popular, que constroem coletivamente o Curso Realidade Brasileira de Pernambuco (CRB), cujo lema é “Ler para Transformar”, tendo em vista um projeto popular para o Brasil. Diante disto, o objetivo é de analisar em que medida o currículo do Curso Realidade Brasileira de Pernambuco” se aproxima do currículo do ensino de sociologia no ensino médio. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com educandas, educadores, com a Comissão Político Pedagógica; e uma breve observação participante em três etapas do curso. Ademais, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com recém-formados do ensino médio de escolas públicas do bairro do Ibura, periferia de Recife, para conhecer a realidade escolar e encontrar possíveis pontos de aproximação entre o CRB e a disciplina de sociologia nas escolas. Para realizar uma análise de conteúdo, foi utilizado o QDA Miner Lite, um programa de análise de dados qualitativos, no qual foi possível elaborar chaves analíticas, isto é, os principais conceitos que norteiam a pesquisa: educação formal, representando o ensino de sociologia no ensino médio, e educação não-formal, representando o CRB. Nesse programa foram criadas categorias de análise para os grupos que formam os sujeitos da pesquisa, de acordo com as falas trazidas por esses sujeitos e a partir de referenciais da educação não-formal e da educação popular. Dessa maneira, foi possível perceber que os conteúdos abordados no CRB se aproximam dos conteúdos da disciplina de sociologia no ensino médio, porém, a metodologia das aulas foi apontada como a principal diferença. As educandas do CRB trouxeram suas experiências com o ensino de sociologia nas Universidades, trazendo comparações entre as aulas do CRB e as aulas nas Universidades, pois a maioria não teve a disciplina de sociologia no ensino médio. Portanto, a partir das entrevistas com os recém formados do ensino médio, notou-se que a realidade escolar do ensino de sociologia se mostrou diferente da realidade acadêmica, pois, além dos conteúdos se aproximarem dos conteúdos do CRB, a metodologia das aulas de sociologia nas escolas, assim como no CRB, é mais participativa e preza pelo diálogo com a vida cotidiana dos educandos(as). Não se pretende generalizar, pois, entende-se que se trata dos casos específicos. Diante disso, a intenção é trazer uma reflexão sobre o que os espaços formais de ensino podem aprender e se inspirar nessa experiência de educação popular. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | CRB | pt_BR |
dc.subject | Currículo – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação comunitária - Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Educação alternativa | pt_BR |
dc.subject | Educação extra-escolar | pt_BR |
dc.title | O curso realidade brasileira de Pernambuco : um cenário popular de ensino de sociologia? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | BENZAQUEN, Júlia Figueredo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1755692051748613 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2604274612352251 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present dissertation is a search for a popular scenario of teaching sociology. This research was inspired by the educational activities of the subjects of social movements in the popular field, who collectively build the Brazilian Reality Course in Pernambuco (CRB), whose motto is “Reading to Transform”, with a view to a popular project for Brazil. Given this, the goal is to analyze the extent to which the curriculum of the Brazilian Reality Course of Pernambuco approaches the curriculum of the teaching of sociology in high school. Semi-structured interviews were carried out with students, educators, with the Political Pedagogical Commission and a brief participant observation in three stages of the course. In addition, semi-structured interviews were conducted with high school graduates from public schools in the Ibura neighborhood, on the outskirts of Recife, to learn about the school reality, since the objective is to find possible points of approximation between the CRB and the discipline of sociology in the schools. To perform a content analysis, the QDA Miner Lite was used, a qualitative data analysis program, where it was possible to elaborate analytical keys, that is, the main concepts that guide the research: formal education, representing the teaching of sociology in teaching education and non-formal education, representing the CRB. In this program, analysis categories were created for the groups that form the research subjects, according to the statements brought by these subjects and based on non-formal and popular education references. In this way, it was possible to perceive that the contents covered in the CRB are close to the contents of the sociology discipline in high school, however, the methodology of the classes was pointed out as the main difference. However, the CRB students brought their experiences with the teaching of sociology at the Universities, bringing comparisons between the CRB classes and the classes at the Universities, since most did not have the discipline of sociology in high school. Therefore, from the interviews with high school graduates, it was noticed that the school reality of teaching sociology was different from the academic reality, because in addition to the contents getting closer to the contents of the CRB, the methodology of the sociology classes in schools, as in the CRB, it is more participatory and values dialogue with the students' daily lives. It is not intended to generalize, since it is understood that these are specific cases, given that, the intention is to bring a reflection on what formal teaching spaces can learn and be inspired by this experience of popular education. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0325443406402140 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Célia Oliveira dos Santos Neta.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons