Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41233

Share on

Title: Análise do léxico nas propostas de atividades textual-discursiva do livro didático de português na coleção Novo Girassol (Campo) – 5º ano e sua contribuição para o processo de compreensão e interpretação textual.
Authors: BEZERRA, Almir Antonio
Keywords: Língua materna - Estudo e ensino; Lexicografia; Livros didáticos; Educação do campo; Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Issue Date: 20-Jul-2016
Citation: BEZERRA, Almir Antonio. Análise do léxico nas propostas de atividades textual-discursiva do livro didático de português na coleção Novo Girassol (Campo) – 5º ano e sua contribuição para o processo de compreensão e interpretação textual. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: A presente pesquisa buscou analisar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, da Coleção Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo-2014 apresenta em relação ao léxico e de que forma as atividades propostas contribuem para o processo de compreensão e interpretação textual, criando uma rede de significado e sentido que corroboram para o fortalecimento da perspectiva da Educação do Campo que tem como foco o respeito aos saberes próprios dos sujeitos que vivem no campo, evidenciando as suas peculiaridades. Para tanto, baseamo-nos em autores como Marcuschi (2003, 2005, 2009 e 2010), Antunes (2009, 2010, 2012 e 2014), Fiorin (2008), Bakhtin (2009), Leal (2003), Koch e Elias (2009), que fundamentaram as concepções de língua, linguagem, texto, gênero discursivo e léxico; Lima (2009), Bunzen (2009) e Oliveira (2013), que contribuíram na discussão sobre Livro Didático e Livro Didático de Português; e Arroyo (2012) e Silva (2015) que discutem sobre o ensino e educação no e do Campo. O que este trabalho apresenta, de modo geral e ainda merecendo estudos mais aprofundados, é como o livro didático trabalha com o léxico (o vocabulário) como ponto central para a compreensão de textos. As análises nos mostram que ao enfatizar o léxico como recurso para a compreensão textual e domínio de nomenclatura gramatical, o livro não atenta para o léxico numa perspectiva textual-discursiva, que vai além da exploração de sinônimo e de antônimos, que amplia a construção de redes de sentidos, associações e inferências na perspectiva do texto como um evento comunicativo socialmente situado e do discurso como domínio de constituição do sujeito social, histórico, político e cultural, no qual a língua é considerada como prática de ações sociais constitutiva de valores, crenças, ideologias e idiossincrasias diversas dos sujeitos que a usam. Considerar esta perspectiva de língua e trabalho com o léxico nos livros didáticos voltados para a Educação do Campo é essencial quando se almeja um ensino de língua e produção de texto com base na realidade e especificidade dos sujeitos que vivem, estudam, e trabalham no campo, com vista ao empoderamento e fortalecimento desses sujeitos e de suas atividades campesinas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41233
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEZERRA, Almir Antonio.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons