Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41233

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de-
dc.contributor.authorBEZERRA, Almir Antonio-
dc.date.accessioned2021-09-29T18:38:14Z-
dc.date.available2021-09-29T18:38:14Z-
dc.date.issued2016-07-20-
dc.date.submitted2021-09-29-
dc.identifier.citationBEZERRA, Almir Antonio. Análise do léxico nas propostas de atividades textual-discursiva do livro didático de português na coleção Novo Girassol (Campo) – 5º ano e sua contribuição para o processo de compreensão e interpretação textual. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41233-
dc.description.abstractA presente pesquisa buscou analisar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental, da Coleção Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo-2014 apresenta em relação ao léxico e de que forma as atividades propostas contribuem para o processo de compreensão e interpretação textual, criando uma rede de significado e sentido que corroboram para o fortalecimento da perspectiva da Educação do Campo que tem como foco o respeito aos saberes próprios dos sujeitos que vivem no campo, evidenciando as suas peculiaridades. Para tanto, baseamo-nos em autores como Marcuschi (2003, 2005, 2009 e 2010), Antunes (2009, 2010, 2012 e 2014), Fiorin (2008), Bakhtin (2009), Leal (2003), Koch e Elias (2009), que fundamentaram as concepções de língua, linguagem, texto, gênero discursivo e léxico; Lima (2009), Bunzen (2009) e Oliveira (2013), que contribuíram na discussão sobre Livro Didático e Livro Didático de Português; e Arroyo (2012) e Silva (2015) que discutem sobre o ensino e educação no e do Campo. O que este trabalho apresenta, de modo geral e ainda merecendo estudos mais aprofundados, é como o livro didático trabalha com o léxico (o vocabulário) como ponto central para a compreensão de textos. As análises nos mostram que ao enfatizar o léxico como recurso para a compreensão textual e domínio de nomenclatura gramatical, o livro não atenta para o léxico numa perspectiva textual-discursiva, que vai além da exploração de sinônimo e de antônimos, que amplia a construção de redes de sentidos, associações e inferências na perspectiva do texto como um evento comunicativo socialmente situado e do discurso como domínio de constituição do sujeito social, histórico, político e cultural, no qual a língua é considerada como prática de ações sociais constitutiva de valores, crenças, ideologias e idiossincrasias diversas dos sujeitos que a usam. Considerar esta perspectiva de língua e trabalho com o léxico nos livros didáticos voltados para a Educação do Campo é essencial quando se almeja um ensino de língua e produção de texto com base na realidade e especificidade dos sujeitos que vivem, estudam, e trabalham no campo, com vista ao empoderamento e fortalecimento desses sujeitos e de suas atividades campesinas.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua materna - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLexicografiapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.titleAnálise do léxico nas propostas de atividades textual-discursiva do livro didático de português na coleção Novo Girassol (Campo) – 5º ano e sua contribuição para o processo de compreensão e interpretação textual.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4449800Z2&tokenCaptchar=03AGdBq246G0QLP1x8FvyMA13bYyDPuCrtZJKLNHWRygwSRXzcSle8Y1Frx6raWSCHOWrXY4056Y7by7kDcru4F2IgiQznR-AMlme7Q9OPbDAuujwpx9zF_Oc8k6FLkb01c-pjoR0ioaEoaRMG1RDZjuJhOwtdd7nuWEnKOsaXRusmqMDbJ7p8uQdXvAOM62Ueueirmn5zjMMPr-9ICZLZ3VIZ1MCWd6Vtp5O3I_mFv3H8X-nZbn5lNHXP-8o5RxPyB_zzXDKt4RGGYap3_SIFKoektq11vAYLwMz_b2y38VHIbRVwU_6PyKIp4Y_sOlZ7p3kNAYdRK3RvlGXkczm-jSjhCFMeiBzxiKUfut1hKXQ8i0j-7eJmGQMWJVq1HRxS4SwI4MUWgyVRxgnkR1g5nZlR1ObLmzljI1S1bBvRHoVI-NPh2LjDhNDAMNyOzbl7Q7WSn_rkZaCKHX65JEaYNDmb7KLsSoKfzwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795792J8&tokenCaptchar=03AGdBq26D7h8s25dLG_W_AX7goenHiOrMPKNOyL7uqqVILxvVDUva8txC-c_nf0rXBT0F89KOhStT6THewyq5ia8MmvlXVJsMUOOF12A7LRUJeQGxnrRH8qj4ERD9P_RKKmzD7tDo54cn8fOw-KIcQ5iei1Lik1NMcat2WbgGN4-feiGfCpeFU_zC5omIn6sLuY1fllcreyHLLEHhcew_PtyLOMP-_mhFTtiS3kltRru07iGO4yf_RfyCFhZUjXW6-fxDIKFq-GaLvdYSCN14QNBS9sBXo0P8eagj_kfMVbfVXgVK2KiL8wnggNW6ybTQCpNfEy-M34YWs6ebNoDZRaPPN71QBi60mQOIO4HMrkCOSOuFmpiDDT257Bh2M9eRSGDwePsOpusUWCe36j22UsOLmTA_kiYByhfJBkPg4DtInCkNGD2vGtJsDmz49wCehjNbXRB5rbr5qTLTAsssfnv1_A1sZcdnnQpt_BR
dc.description.abstractxThe present research sought to analyze the approach that the Portuguese language textbook of the 5th year of Elementary School, from the New Sunflower Collection: Saberes e Fazeres do Campo-2014 presents in relation to the lexicon and in what way the proposed activities contribute to the process of Understanding and textual interpretation, creating a network of meaning and meaning that corroborate the strengthening of the perspective of Field Education that focuses on respect for the knowledge of the subjects living in the field, highlighting their peculiarities. For this, we are based on authors such as Marcuschi (2003, 2005, 2009 and 2010), Antunes (2009, 2010, 2012 and 2014), Fiorin (2008), Bakhtin (2009), Leal (2003), Koch and Elias 2009), who based the conceptions of language, language, text, discursive genre and lexicon; Lima (2009), Bunzen (2009) and Oliveira (2013), who contributed in the discussion about Didactic Book and Didactic Book of Portuguese; And Arroyo (2012) and Silva (2015) who discuss about teaching and education in the Field. What this work presents, in general and still deserving further studies, is how the textbook works with the lexicon (vocabulary) as a central point for the understanding of texts. The analysis shows that by emphasizing the lexicon as a resource for textual comprehension and domain of grammatical nomenclature, the book does not attenuate the lexicon in a textual-discursive perspective, which goes beyond the exploration of synonyms and antonyms, which extends the construction of Networks of meanings, associations and inferences in the perspective of the text as a socially situated communicative event and discourse as the domain of constitution of the social, historical, political and cultural subject in which language is considered as a practice of social actions constitutive of values, beliefs , Ideologies and idiosyncrasies different from the subjects that use it. To consider this perspective of language and work with the lexicon in the textbooks directed to the Education of the Field is essential when it is desired a teaching of language and production of text based on the reality and specificity of the subjects that live, study, and work in the field, With a view to empowering and strengthening these individuals and their peasant activities.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationPedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BEZERRA, Almir Antonio.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons