Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41231

Share on

Title: Debates sobre gênero: olhares acerca do trabalho docente em escolas de ensino fundamental.
Authors: BEZERRA NETO, Amauri Martins
Keywords: Ensino fundamental; Identidade de gênero na educação; Prática de ensino
Issue Date: 18-Jul-2016
Citation: BEZERRA NETO, Amauri Martins. Debates sobre gênero: olhares acerca do trabalho docente em escolas de ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Os sentidos atribuídos socialmente aos gêneros têm sido constantemente (re)construídos com base em nossas experiências, inclusive aquelas desenvolvidas em ambiente escolar. Assim, compreender como são trabalhados pedagogicamente os conceitos de gênero juntamente aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, se mostra como possibilidade de pensar a escola enquanto aliada na construção de uma sociedade mais igualitária, formada por sujeitos conscientes de si e daqueles que os cercam. Através do Método do Caso Alargado, esta pesquisa resulta na percepção de que as principais práticas educativas relacionadas aos conceitos de gênero, desenvolvidas em espaços escolares, são pautadas em pensamentos que rompem com estereótipos, promovendo uma ação reflexiva não só para estudantes, mas também para professores, que assim são capazes de repensar constantemente suas práticas. Diversas atividades são utilizadas na intencionalidade de (re)pensar as significações tidas como masculinas/femininas, bem como elementos indiretos que também apoiam este trabalho. É possível perceber que o gênero, nos anos iniciais do ensino fundamental, é pensado a partir de uma visão que busca desmistificar os constantes estigmas que são perpetuados acerca daquilo que é tido como masculino/feminino. Desta forma, os docentes que desenvolvem suas práticas englobando esta perspectiva, nos fazem pensar sobre o debate de gênero em sala de aula como uma ferramenta valiosa para a efetivação de uma sociedade liberta de pensamentos deturpados sobre o gênero.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41231
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEZERRA NETO, Amauri Martins.pdf737,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons