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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41231
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAGE, Allene Carvalho | - |
dc.contributor.author | BEZERRA NETO, Amauri Martins | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T15:54:01Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29T15:54:01Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-29 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA NETO, Amauri Martins. Debates sobre gênero: olhares acerca do trabalho docente em escolas de ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41231 | - |
dc.description.abstract | Os sentidos atribuídos socialmente aos gêneros têm sido constantemente (re)construídos com base em nossas experiências, inclusive aquelas desenvolvidas em ambiente escolar. Assim, compreender como são trabalhados pedagogicamente os conceitos de gênero juntamente aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, se mostra como possibilidade de pensar a escola enquanto aliada na construção de uma sociedade mais igualitária, formada por sujeitos conscientes de si e daqueles que os cercam. Através do Método do Caso Alargado, esta pesquisa resulta na percepção de que as principais práticas educativas relacionadas aos conceitos de gênero, desenvolvidas em espaços escolares, são pautadas em pensamentos que rompem com estereótipos, promovendo uma ação reflexiva não só para estudantes, mas também para professores, que assim são capazes de repensar constantemente suas práticas. Diversas atividades são utilizadas na intencionalidade de (re)pensar as significações tidas como masculinas/femininas, bem como elementos indiretos que também apoiam este trabalho. É possível perceber que o gênero, nos anos iniciais do ensino fundamental, é pensado a partir de uma visão que busca desmistificar os constantes estigmas que são perpetuados acerca daquilo que é tido como masculino/feminino. Desta forma, os docentes que desenvolvem suas práticas englobando esta perspectiva, nos fazem pensar sobre o debate de gênero em sala de aula como uma ferramenta valiosa para a efetivação de uma sociedade liberta de pensamentos deturpados sobre o gênero. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na educação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Debates sobre gênero: olhares acerca do trabalho docente em escolas de ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8011472Y7&tokenCaptchar=03AGdBq27sau6-Bc82g8R0FI7Kcte1rhZA3O00nJoZ1AQXqKBArJrQs9OBPD7X3DhmF6fvpLa4LRCS1lQ2URB3ISrph02O87_FvSgnVocUMtx-GNO8v1nN2WlzM_uZEUftQgB5KfAapvdvQ8JqLhRqJP9RvbWryVwFTzSfo_ImHhDGBi9ObayuDboaI9xzUTDNfvBBceNf0Qb0KBt78XXw6zXLXNTIwpHXi93S_Ii9cjlDgbgmc5HLpHE_0EPv565Cdvx-ylPsS9T7IRNNXG0FFKy_7tNPModdzsnAUj0hawbjE6LA08edVG2JRz1NxMwxp6m0tlaRt-2PxXS_M4UX-Z1dqy--_hBhIP-0I_ztWbV_-83B4O0AVxFywdm5nPzb3FhAE7_3Bye6zwVEWnOjKi6MIfeQkU0z-EnbnpyLmT0c-0WMuX3jeewIPjY_EQ5Lrs7RcGT_3VfeS1Pw7OzQRJxR8WCd2Vl7IA | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709306U7&tokenCaptchar=03AGdBq27T9uBfDFWQAIkur46YDL-AJw_e6AFu_D_M8xH5eWygN0RD7DIfuei_7Om1scZ7Nvj8TsVZBxXfdEXa4_nBGbURBEjAboxCRH8V69nNVcpB8RzfgTHs1usBPBcmPr8_5D9nSfnYsx-MU5NstGipzUqBPrIsK-Jwl6iltJixI8T6BJR0u2KINcCD5VpuI7-MONWF2eSwsrO_e2lnxXXoYdWHZP-g2uZVDdpMFAQrHmYN_chsZmxbWaK-L1jKE9_HaDw1qadb7IGiRYJQcN9yC3_2B9bR1mh6SwuPn-nGJDhtd16Ti6tWaZKgr6A7O98nejLyNc8rDntrbp4_mmIVt57wkEW86Tpi4rJd9T32mDbe189bcppeeCO7cHq9BlENaRbFMuQU5zSRVvJ6m3aiZH1ABEEVYcoJgu7N6bla3OyXrW1ba8Bpo3jlimivHaJFJQAEjyB4htfTBrX2icJHjQav-CZhmA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The social meanings attributed to genders have been constantly (re)built on our experiences, including those developed in the school environment. So, understand how the gender concepts are pedagogically worked with the students from the early years of elementary school, shown as a possibility to think the school as an ally in the construction of a more egalitarian society formed by subjects aware of themselves and those around them. Through the Method of Enlarged Case, this research results in the perception that the main educational practices related to gender concepts, developed in school spaces, are based on thoughts that break stereotypes, promoting a reflexive action not only for students but also for teachers, who are thus able to constantly rethink their practices. Many activities are used in the intentionality of (re)think the meanings seen as male/female, as well as indirect elements that also support this work. Is possible to realize that gender in the early elementary school years, is thought from a vision that seeks to demystify the constant stigmas that are perpetuated about what is considered masculine/feminine. Thus, teachers who develop their practices covering this perspective, make us think about the gender discussion in the classroom as a valuable tool for the accomplishment of a society free from misrepresented thoughts about gender. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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