Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41197

Compartilhe esta página

Título: Da disciplina ao controle : transformações sociotécnicas e mediações algorítmicas em imagens digitais – uma análise a partir do Google Fotos
Autor(es): SILVA, Amanda Valeria
Palavras-chave: Comunicação; Imagens; Algoritmos; Tecnologia; Controle; Google fotos
Data do documento: 6-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Amanda Valeria. Da disciplina ao controle: transformações sociotécnicas e mediações algorítmicas em imagens digitais – uma análise a partir do Google Fotos. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta pesquisa aborda a atuação da tecnologia por meio da inteligência artificial na curadoria automatizada de informações visuais, dentro de uma perspectiva sociotécnica de disputa e controle. Nesse sentido é objetivo dessa dissertação compreender as perspectivas que acompanham essas transformações, traçando um paralelo entre os paradigmas que permearam a fotografia desde o seu surgimento até o complexo sistema de agenciamentos que agem sobre ela na contemporaneidade. Intenta se refletir sobre o desenvolvimento tecnológico e a capacidade de aprendizado e proposição no âmbito das audiovisualidades em um plano não estritamente técnico, considerando arranjos de poder. A fim de tornar mais claras essas articulações, nos amparamos ao arcabouço teórico foucaultiano da sociedade disciplinar ao explicitar as instâncias relacionadas às imagens analógicas quando do período de seu surgimento e as implicações das operações algorítmicas nas imagens digitais que podem ser aproximadas às enunciações da sociedade de controle elaboradas por Deleuze. Com o recorte na capacidade algorítmica e de proposição, nosso empírico selecionado foi o Google Fotos no período de janeiro a novembro de 2020, por meio de uma incursão escavatória, como representativo de um programa que intervém ao propor conteúdos, selecionar, organizar, categorizar e descartar imagens pessoais dos usuários. As questões de vigilância, extração de dados, performatividade em dialogicismo com as imagens foram tensionadas com o intuito de problematizar as lógicas que acompanham o modus operandi dos autônomos em relação às informações visuais mediadas por plataformas. Objetivamos, desse modo, pôr luz sobre emergentes questões imbricadas em experimentações algorítmicas e sua interação com imagens.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41197
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Amanda Valeria Silva.pdf4,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons