Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41174

Comparte esta pagina

Título : Potencial de reserva de água de chuva no município de Caruaru-PE .
Autor : SILVA, Jhonata Fernandes Ferreira
Palabras clave : Água potável - Caruaru (PE); Água - Capitação - Caruaru (PE); Águas pluviais - Caruaru (PE); Abastecimento de água - Caruaru (PE); Habitações - Engenharia ambiental - Caruaru (PE); Telhados - Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 14-dic-2016
Citación : SILVA, Jhonata Fernandes Ferreira. Potencial de reserva de água de chuva no município de Caruaru-PE . Caruaru: O Autor, 2016.
Resumen : O crescimento acelerado da população mundial tem sido acompanhado por uma crescente demanda por água potável em todo planeta. Devido a isso, nós últimos anos tem-se buscado alternativas para se diminuir essa demanda. Várias pesquisas apontam a captação de água de chuva como uma alternativa promissora. Esta pesquisa tratou de avaliar o potencial de captação de água de chuva para o município de Caruaru, situado no agreste pernambucano. Para isso foram utilizados dados de precipitação fornecidos pela ANA para os últimos 15 anos, obtidos através da Hidroweb. Foi feita uma estimativa da área de telhados disponíveis para captação de água, considerando-se uma distribuição das residências no município entre edifícios e casas. Também foi feito uma estimativa considerando que parte dos telhados das residências eram telhados verdes, para ganho de conforto térmico para os moradores. Os resultados encontrados foram bastante coerentes, demonstrando que a captação de água de chuva é uma boa alternativa ao problema da alta demanda por água potável. Os volumes que podem ser captados podem chegar a representar 78,94% do volume necessário para abastecer a cidade durante um mês, para o mês de maiores precipitações. Ao se considerar um ano inteiro, para o pior cenário de chuvas, ainda é possível economizar 20% da água do sistema público. Até mesmo com parte dos telhados sendo destinados a telhados verdes, os volumes de água possíveis de serem captados também são bastante significativos. Os resultados ainda mostram que a utilização de reservatórios fornecidos pelo Governo como referência, armazenando durante o período de chuvas, pode abastecer uma família de 5 pessoas por 31 dias durante a estiagem. Com isso, a captação de água de chuva pode ser considerada uma boa alternativa de grande potencial para mitigação dos problemas com demanda de água no planeta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41174
Aparece en las colecciones: TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jhonata Fernandes Ferreira.pdf1,27 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons