Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41171
Compartilhe esta página
Título: | As propostas de trabalho com os gêneros textuais no livro didático da educação do campo novo girassol – PNLD campo 2016. |
Autor(es): | SANTOS, Amanda Fernandes dos |
Palavras-chave: | Educação do campo; Língua portuguesa; Livros didáticos; Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
Data do documento: | 8-Fev-2017 |
Citação: | SANTOS, Amanda Fernandes dos. As propostas de trabalho com os gêneros textuais no livro didático da educação do campo novo girassol – PNLD campo 2016. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Esta pesquisa surgiu a partir de estudos realizados no LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas - UFPE/CAA, onde se pesquisa ensino de Língua Portuguesa e Educação do Campo, e traz como proposta a análise dos gêneros textuais que são abordados nos exemplares do 4º e 5º ano de Língua Portuguesa da coleção Novo Girassol - Saberes e fazeres do Campo aprovado pelo PNLD Campo. A questão norteadora da nossa pesquisa é: Como o Livro Didático da Educação do Campo trabalha com os diferentes gêneros textuais? Em consonância com essa problematização, o nosso objetivo geral é compreender as propostas de trabalho dos diferentes Gêneros textuais no Livro didático da Educação do Campo a fim de, respectivamente, quantificar os gêneros textuais contidos no livro didático (LD) do 4º e 5º ano do PNLD Campo e analisar as propostas dos gêneros textuais mediante os princípios norteadores da Educação do Campo. Para construir a fundamentação teórica desta monografia, realizamos um levantamento bibliográfico onde elencamos alguns autores que consideramos relevantes para as discussões que serão tecidas, como: Antunes (2009); Costa (2008); Marcuschi (2002), Santos, Riche e Teixeira (2013), dentre outros, que fundamentam as concepções teóricas de gêneros textuais. Respaldamo-nos também nas diretrizes educacionais como os PCN de Língua Portuguesa, no PNLD Campo, na LDB e em outros marcos normativos. Para compreendermos melhor a temática de Educação do Campo, utilizamos como referencial Arroyo e Fernandes (1999); Caldart (2002); Kolling, Neri e Molina (1999), além dos marcos normativos da Educação do Campo. Utilizaremos ainda Frison et Al. (2009) e Lopes (2007) para nortear as discussões acerca dos Livros didáticos. A metodologia de pesquisa é essencialmente qualitativa com dados quantitativos para fundamentar as análises e interpretações, e tem como base os estudos de Sá-Silva; Almeida; Guindani (2007); Minayo (2006) e Oliveira (2006). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41171 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Amanda Fernandes dos.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License