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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41171
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MELO, Cinthya Lúcia Martins Torres Saraiva de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Amanda Fernandes dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-21T15:23:14Z | - |
dc.date.available | 2021-09-21T15:23:14Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-08 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda Fernandes dos. As propostas de trabalho com os gêneros textuais no livro didático da educação do campo novo girassol – PNLD campo 2016. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41171 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa surgiu a partir de estudos realizados no LELIN- Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas - UFPE/CAA, onde se pesquisa ensino de Língua Portuguesa e Educação do Campo, e traz como proposta a análise dos gêneros textuais que são abordados nos exemplares do 4º e 5º ano de Língua Portuguesa da coleção Novo Girassol - Saberes e fazeres do Campo aprovado pelo PNLD Campo. A questão norteadora da nossa pesquisa é: Como o Livro Didático da Educação do Campo trabalha com os diferentes gêneros textuais? Em consonância com essa problematização, o nosso objetivo geral é compreender as propostas de trabalho dos diferentes Gêneros textuais no Livro didático da Educação do Campo a fim de, respectivamente, quantificar os gêneros textuais contidos no livro didático (LD) do 4º e 5º ano do PNLD Campo e analisar as propostas dos gêneros textuais mediante os princípios norteadores da Educação do Campo. Para construir a fundamentação teórica desta monografia, realizamos um levantamento bibliográfico onde elencamos alguns autores que consideramos relevantes para as discussões que serão tecidas, como: Antunes (2009); Costa (2008); Marcuschi (2002), Santos, Riche e Teixeira (2013), dentre outros, que fundamentam as concepções teóricas de gêneros textuais. Respaldamo-nos também nas diretrizes educacionais como os PCN de Língua Portuguesa, no PNLD Campo, na LDB e em outros marcos normativos. Para compreendermos melhor a temática de Educação do Campo, utilizamos como referencial Arroyo e Fernandes (1999); Caldart (2002); Kolling, Neri e Molina (1999), além dos marcos normativos da Educação do Campo. Utilizaremos ainda Frison et Al. (2009) e Lopes (2007) para nortear as discussões acerca dos Livros didáticos. A metodologia de pesquisa é essencialmente qualitativa com dados quantitativos para fundamentar as análises e interpretações, e tem como base os estudos de Sá-Silva; Almeida; Guindani (2007); Minayo (2006) e Oliveira (2006). | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | pt_BR |
dc.title | As propostas de trabalho com os gêneros textuais no livro didático da educação do campo novo girassol – PNLD campo 2016. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8202909D6&tokenCaptchar=03AGdBq25P_ePpK_Cyf1_AB7_imWeV8b_sNU4WCO1aYUZIgNVWHdAmOZmA9oIkTqtpe8c87SYIGeav2hXw9cMphrqE2GIQnnVDQhi2oMOlj_JwXFSjBKrkv2LBi9RnVrFMEMmft2EOFaEwWk_j9zZaMfBOMXuqCBxbc-kxjTD0mFn_9PSAyOx-qpTDDThNspgR2oI_KtqKgq9IML4u4gKqAP2dsF2zOtFvAJzyI9ehUbwgh7opot-YzOz7C8OdO9bc3tf6d1FhpGolvNYXhncK0chNruRtdWgYk1V2c6Y8vyFYjYyo40BdNO5rKqTw7uCozHXXsI9xTTOttqK3KyeDVWiDX_hYRo1D-rbYojUuaZffk2hz4A_5N7zTn1zLZpURQHdxxOdGBpBaoHOVG7Mld3R086VQJff94Kio_wIPuUSKOfqJ2RiEmfIpxHrKCnpwLPdRo6_XXdKAMg8meG6S6sDLT6F5LovpKg | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795792J8&tokenCaptchar=03AGdBq257rN84OBiqA3UGt7GcWyc5VLYtGJ950vYTXgL2Qu9PQBUZS3yL25c2gNYb0dmMe00Jw3Va2rELzEm9c5o-isu8l_rsHfEoIBqXl1Gys6XC4C0wq9VdMMYvONpbcqJdX_2kJkqjWdlZ9THpbmSVGpuehD6sWsUn6abW8I0QMlH4urPv2DNyKZBV-daotb_vUW7T79VIoN_pxgmZH5VhSAA8lC-Ihf4L6ibziTHI8lARZheB1aLXlf6ukTpfDIOUA65Q65AWiWUseZ_Tg0c1h4hkzdlUhR65ctWAjbK6RLFIUW78C1JoPO_h_RnUyEAiPrTD5YMOtCgWNBXAIj4C6DBCQOwJuNdRBaPx2J_nS6MGS62RbdYm4V5NPmN-5K7mk5HkicqXRZgOTdyzOKQLWtGBRUKm5JO9p9g5Oey620k3KuibfgxuuV1YqnkdfLv4KvDHcBrqNUrIQSnuH5lZ329aQqmXNw | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research emerged from studies performed on LELIN – Laboratório de Estudos Linguísticos e Ensino de Línguas – UFPE/CAA, where we study Portuguese Language teaching and Rural Education, and brings as proposal the analysis of the textual genres that are approached in the copies of the 4th and 5th years of Portuguese Language of the collection Novo Girassol - Saberes e fazes do Campo approved by PNLD Campo. The guiding question of our research is: How does the Rural Education Textbook work with the different textual genres? In line with this problematization, our overall objective is to understand the work proposals of different textual genres in the textbook of the Rural Education in order to, respectively, to quantify the textual genres contained in the textbook (LD) of 4th and 5th year of PNLD Campo and analyze the proposals of textual genres through the guiding principles of Rural Education. To build this monograph’s theoretical basis, we performed a bibliographic survey where we list some authors that we consider relevant to discussions that will be woven, such as: Antunes (2009); Costa (2008); Marcuschi (2002); Santos, Riche and Teixeira (2013), among others, that underpin the theoretical conceptions of textual genres. We also support in the educational guidelines such as the Portuguese Language PCN, in the PNLD Campo, on LDB and other regulatory frameworks. To better understand the Rural Education theme, we use as reference Arroyo and Fernandes (1999); Caldart (2002); Kolling, Neri and Molina (1999), also the regulatory franeworks os Rural Education. We will also use Frison et Al. (2009) and Lopes (2007) to guide discussions about Textbooks. The research methodology is essentially qualitative with qualitative data to support the analyzes and interpretations, and is based on studies of Sá-Silva; Almeida; Guindani (2007); Minayo (2006) and Oliveira (2006). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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