Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41161

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorARAÚJO, Karolina Lima dos Santos-
dc.date.accessioned2021-09-14T22:56:21Z-
dc.date.available2021-09-14T22:56:21Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.date.submitted2021-09-14-
dc.identifier.citationARAÚJO, Karolina Lima dos Santos. Problemas de arranjo e combinação: uma intervenção a partir dos invariantes prescritivos de ordem e repetição de combinatória no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41161-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca analisar os conhecimentos que os estudantes do segundo ano do Ensino Médio têm em relação as situações, invariantes e as possíveis representações utilizadas por eles nos problemas combinatórios envolvendo arranjo e combinação. Esta pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, especialmente nas noções de invariantes prescritivos e relacionais, como também nas representações simbólicas relativas a problemas de arranjo e combinação. Utilizamos como procedimento metodológico a aplicação de um pré-teste, intervenções e um pós-teste. Na análise dos resultados, percebemos que os estudantes no pré-teste apresentaram muitas dúvidas sobre as situações envolvendo arranjo e combinação principalmente com os problemas envolvendo a repetição dos elementos. Durante a intervenção observamos que a maioria dos estudantes prefere utilizar a fórmula e o princípio fundamental da contagem como método para resolução destes problemas. Após o pós-teste notamos um avanço quanto à compreensão e resoluções dos estudantes, pois os mesmos passaram a utilizar o diagrama da árvore e a listagem conseguindo esgotar todas as possibilidades. Constatamos que a ocorrência de erros ao uso da fórmula foi o principal dentre os ocorridos no momento das representações simbólicas utilizadas pelos estudantes, o que revela que os estudantes ao utilizarem a fórmula como meio de representação simbólica possivelmente não compreendem o invariante operatório utilizado por eles.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.titleProblemas de arranjo e combinação: uma intervenção a partir dos invariantes prescritivos de ordem e repetição de combinatória no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8265308Z4&tokenCaptchar=03AGdBq27Q_2gRf26xox1ovrLiX88EpdwgSy66MCGzgst-lrp74j3ofu7Ud56uCDx7z9Njrzu850d4PeBI2nOZsJf0HpsL7bMbFplpSjHTD1uJhMzPtWlH1YLJqTI0i8OTVwnTyh-9eH-J7sYyEfg_9KT4eVu72rc-IHKFaDyE4sjtCi8jlkQwWj8XYli_oALSE8svhaFjLRyzSXL4h-E1LhacZmTU_VUf5iOrVkQ9wWOixMhVRv2ArZJqK50j4QypAaBZCGKyQXVDvERsB3U65mnBhFip5SruI5ncwyb7ZCu5mV1aOi41driuXXxwjQhxWpOocmAXRCBZsjgnsNWgswpOC743CU0pjcTj3DodNejhjsff8p9Urky2rjsLs3u3CDq0asRcbLDPkiNWLMu6ovSN3YlFLb9UDhaya_9adHBUUWhEDp2MMyIUvcrNiPaRGAvTUFkjhwhLSWDN-No-huBEIF6fbRTySQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq27Eyfz4ZYFI3nSuygRmlrFVxVvOsMJK8cX9atRwGOoqTCm2RH9S15bUSX4FiL4GeB_xZti7bhaQ7gzBwghKJJ0-nIY5OBMRmbgrLFO40Unyg2P3-CpmrpHgkdZenV9BDg-240ooSAhLNNL-Tyh2t0E38IChKO1ToVPuSOXU2E1e1HRYvrE-kKesGulYRnZgcUATGgkruBRLLm1wWUK9qQWulYuRimFkldTRLFiBiV6gFM-NlMFFS22OrmKD0uB99v2iICyQI6ErMV8oG6xCNCfmregTim3yWBNj04_lA2dXy5L88ygA669MRDWYMetmUIFUwxgtSHnWkzTk55aoA8CU114vAxcE_hW-kpOp9RoOIe_A3LGHdSgiNcYmVCMoYzwCHozPtZf6LUSiHiyZiKvPsD7PEbf8hy01N1fAspKaz80_5pVpgxcPqUgGJUNiOr52zDoB7TCuPc5jiIjdbD8OfPQQHwpt_BR
dc.description.abstractxThe present research seeks to analyze the knowledge that the students of the second year of High School have in relation to the situations, invariants and the possible representations used by them in the combinatorial problems involving arrangement and combination. This research was based on Vergnaud's Theory of Conceptual Fields. We used as a methodological procedure the application of a pre-test, interventions and a post-test. In the analysis of the results, we noticed that the students in the pretest presented many doubts about the situations involving arrangement and combination mainly with the problems involving the repetition of the elements. During the intervention we observed that most students prefer to use the formula and the fundamental principle of counting as a method to solve these problems. After the post-test we noticed an advance in the understanding and resolutions of the students, since they started to use the diagram of the tree and the listing managing to exhaust all possibilities. It was noticed that the occurrence of errors to the use of the formula was the main one of those occurred at the moment of the symbolic representations used by the students, which reveals that the students when using the formula as a means of symbolic representation possibly do not understand the operative invariant used by they.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAÚJO, Karolina Lima dos Santos.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons