Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41161
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Karolina Lima dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-14T22:56:21Z | - |
dc.date.available | 2021-09-14T22:56:21Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-14 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Karolina Lima dos Santos. Problemas de arranjo e combinação: uma intervenção a partir dos invariantes prescritivos de ordem e repetição de combinatória no ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41161 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca analisar os conhecimentos que os estudantes do segundo ano do Ensino Médio têm em relação as situações, invariantes e as possíveis representações utilizadas por eles nos problemas combinatórios envolvendo arranjo e combinação. Esta pesquisa fundamentou-se na Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud, especialmente nas noções de invariantes prescritivos e relacionais, como também nas representações simbólicas relativas a problemas de arranjo e combinação. Utilizamos como procedimento metodológico a aplicação de um pré-teste, intervenções e um pós-teste. Na análise dos resultados, percebemos que os estudantes no pré-teste apresentaram muitas dúvidas sobre as situações envolvendo arranjo e combinação principalmente com os problemas envolvendo a repetição dos elementos. Durante a intervenção observamos que a maioria dos estudantes prefere utilizar a fórmula e o princípio fundamental da contagem como método para resolução destes problemas. Após o pós-teste notamos um avanço quanto à compreensão e resoluções dos estudantes, pois os mesmos passaram a utilizar o diagrama da árvore e a listagem conseguindo esgotar todas as possibilidades. Constatamos que a ocorrência de erros ao uso da fórmula foi o principal dentre os ocorridos no momento das representações simbólicas utilizadas pelos estudantes, o que revela que os estudantes ao utilizarem a fórmula como meio de representação simbólica possivelmente não compreendem o invariante operatório utilizado por eles. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Análise combinatória | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.title | Problemas de arranjo e combinação: uma intervenção a partir dos invariantes prescritivos de ordem e repetição de combinatória no ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8265308Z4&tokenCaptchar=03AGdBq27Q_2gRf26xox1ovrLiX88EpdwgSy66MCGzgst-lrp74j3ofu7Ud56uCDx7z9Njrzu850d4PeBI2nOZsJf0HpsL7bMbFplpSjHTD1uJhMzPtWlH1YLJqTI0i8OTVwnTyh-9eH-J7sYyEfg_9KT4eVu72rc-IHKFaDyE4sjtCi8jlkQwWj8XYli_oALSE8svhaFjLRyzSXL4h-E1LhacZmTU_VUf5iOrVkQ9wWOixMhVRv2ArZJqK50j4QypAaBZCGKyQXVDvERsB3U65mnBhFip5SruI5ncwyb7ZCu5mV1aOi41driuXXxwjQhxWpOocmAXRCBZsjgnsNWgswpOC743CU0pjcTj3DodNejhjsff8p9Urky2rjsLs3u3CDq0asRcbLDPkiNWLMu6ovSN3YlFLb9UDhaya_9adHBUUWhEDp2MMyIUvcrNiPaRGAvTUFkjhwhLSWDN-No-huBEIF6fbRTySQ | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253258Y9&tokenCaptchar=03AGdBq27Eyfz4ZYFI3nSuygRmlrFVxVvOsMJK8cX9atRwGOoqTCm2RH9S15bUSX4FiL4GeB_xZti7bhaQ7gzBwghKJJ0-nIY5OBMRmbgrLFO40Unyg2P3-CpmrpHgkdZenV9BDg-240ooSAhLNNL-Tyh2t0E38IChKO1ToVPuSOXU2E1e1HRYvrE-kKesGulYRnZgcUATGgkruBRLLm1wWUK9qQWulYuRimFkldTRLFiBiV6gFM-NlMFFS22OrmKD0uB99v2iICyQI6ErMV8oG6xCNCfmregTim3yWBNj04_lA2dXy5L88ygA669MRDWYMetmUIFUwxgtSHnWkzTk55aoA8CU114vAxcE_hW-kpOp9RoOIe_A3LGHdSgiNcYmVCMoYzwCHozPtZf6LUSiHiyZiKvPsD7PEbf8hy01N1fAspKaz80_5pVpgxcPqUgGJUNiOr52zDoB7TCuPc5jiIjdbD8OfPQQHw | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research seeks to analyze the knowledge that the students of the second year of High School have in relation to the situations, invariants and the possible representations used by them in the combinatorial problems involving arrangement and combination. This research was based on Vergnaud's Theory of Conceptual Fields. We used as a methodological procedure the application of a pre-test, interventions and a post-test. In the analysis of the results, we noticed that the students in the pretest presented many doubts about the situations involving arrangement and combination mainly with the problems involving the repetition of the elements. During the intervention we observed that most students prefer to use the formula and the fundamental principle of counting as a method to solve these problems. After the post-test we noticed an advance in the understanding and resolutions of the students, since they started to use the diagram of the tree and the listing managing to exhaust all possibilities. It was noticed that the occurrence of errors to the use of the formula was the main one of those occurred at the moment of the symbolic representations used by the students, which reveals that the students when using the formula as a means of symbolic representation possibly do not understand the operative invariant used by they. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARAÚJO, Karolina Lima dos Santos.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons