Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41159
Compartilhe esta página
Título: | Os grupos de pesquisa e a articulação entre a educação do campo e a educação matemática. |
Autor(es): | AMORIM, Danilo Severino de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Educação do campo; Matemática - Pesquisa |
Data do documento: | 20-Jan-2017 |
Citação: | AMORIM, Danilo Severino de. Os grupos de pesquisa e a articulação entre a educação do campo e a educação matemática. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco teve como objetivo identificar os grupos de pesquisa que discutem a Educação do Campo em articulação com a Educação Matemática. Para tanto, optamos por desenvolver um estudo documental tendo como corpus de investigação o Diretório dos Grupos de Pesquisas da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Buscamos responder a seguinte questão: quais grupos de pesquisas discutem a Educação do Campo em articulação com a Educação Matemática? Buscando elementos de respostas para esta questão, identificamos, inicialmente, os grupos de pesquisas que discutem a Educação do Campo e aqueles que discutem a Educação Matemática, delimitando, em seguida, os grupos que articulam estes dois domínios do conhecimento. A referida busca foi realizada a partir de palavras-chave e da descrição dos grupos no Diretório do CNPq. Identificamos 251 que discutem Educação do Campo e 363 grupos de pesquisa que discutem a Educação Matemática respectivamente, perfazendo um total de 614 grupos identificados. Destes, apenas 14 discutem a Educação do Campo em articulação com a Educação Matemática. Este estudo confirma os resultados de outras pesquisas realizadas sobre que apontam, por um lado, que os grupos de pesquisas começam sobre a investigar sobre esta temática e, por outro, ressaltam a necessidade de se desenvolver novos estudos nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo, para melhor conhecermos a realidade do ensino de Matemática nas escolas do campo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41159 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMORIM, Danilo Severino de.pdf | 864,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons