Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41159

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorAMORIM, Danilo Severino de-
dc.date.accessioned2021-09-13T22:48:36Z-
dc.date.available2021-09-13T22:48:36Z-
dc.date.issued2017-01-20-
dc.date.submitted2021-09-13-
dc.identifier.citationAMORIM, Danilo Severino de. Os grupos de pesquisa e a articulação entre a educação do campo e a educação matemática. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41159-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Matemática no Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco teve como objetivo identificar os grupos de pesquisa que discutem a Educação do Campo em articulação com a Educação Matemática. Para tanto, optamos por desenvolver um estudo documental tendo como corpus de investigação o Diretório dos Grupos de Pesquisas da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). Buscamos responder a seguinte questão: quais grupos de pesquisas discutem a Educação do Campo em articulação com a Educação Matemática? Buscando elementos de respostas para esta questão, identificamos, inicialmente, os grupos de pesquisas que discutem a Educação do Campo e aqueles que discutem a Educação Matemática, delimitando, em seguida, os grupos que articulam estes dois domínios do conhecimento. A referida busca foi realizada a partir de palavras-chave e da descrição dos grupos no Diretório do CNPq. Identificamos 251 que discutem Educação do Campo e 363 grupos de pesquisa que discutem a Educação Matemática respectivamente, perfazendo um total de 614 grupos identificados. Destes, apenas 14 discutem a Educação do Campo em articulação com a Educação Matemática. Este estudo confirma os resultados de outras pesquisas realizadas sobre que apontam, por um lado, que os grupos de pesquisas começam sobre a investigar sobre esta temática e, por outro, ressaltam a necessidade de se desenvolver novos estudos nos domínios da Educação Matemática e da Educação do Campo, para melhor conhecermos a realidade do ensino de Matemática nas escolas do campo.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectMatemática - Pesquisapt_BR
dc.titleOs grupos de pesquisa e a articulação entre a educação do campo e a educação matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387621D6&tokenCaptchar=03AGdBq25tdsO1bIQjsiS3WrMz7dynj_bVFsXIn2eNBw-UJz7KkX-kkYcbQqBj6DVE2-Dhub4HG-Cp1A5P9F7sCr4FAF0tNe3po7bBVvwzfsWToZUOG158eyIwQboa59qVecgWZXxEoNEAP3eDvKJc-zNZ8u7CZKuApBlBqyAKD55hul79mxSvTaN5mdpN2uk7T7B3btODLwcZhlCQBcf8_N-clW_mxLx4DMuk9bXFqk95Z-6bl1DunHJBWyx0p0gO802vy2kTj6-N2fxBy82t-W_04SOqWF3N7ivbTKmObUwMbQ8I71rGhBjX39fm6Sdu6NV168kyAWnTop7Wjox2IjJVsa-X14mZO5QIDMI6DRESn2m1dA40GPcugqzn5T5fh-Z1l0xBWi2G28Ex8BNK_1MKjiO2Lsnr4ym8x7O95a7Q3xLjRWAb5L8H56nxDy01PipBphK3leJUl75nqavCpm_BGrDZ-XLfBApt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708056T9&tokenCaptchar=03AGdBq26FB7A0iwSSX5lfXZzSlH9qjxoD6Wu4JWj3eduJ5M6SeC6ldr-mLSixj3kimjlHhZ_Ktkg38OvsQ8kZd8-2Ah80TR-DYIU6VPGpb6usxOrnZzAJGq8pENOIcRXO5pnxYlLTPSS5mWIlwXdOjvNU0anKK17AftHPX4yKfYk-0uh-sCMnUvjYG0AZq51_LldglQzUMtNpoUbjxfMx_Y0a3Z12p_vP3AS08Px3jNGNZIK9IoU7BDVqM9OpQNinpJKUKkjaDgMNzae566s3kThVFo16pUdin8LzVHnoQmnDtaUC7LAXnwaa4e2FvWEKc2eK3Bn0iOW4lmEqbNx85A5iTxzZl7RKXpYz7HQHpUSGIdMOEXtz656jrGgBMuopsxpg-egQSd-nZitFEsjffgKO_mBz9UwWwfdBD_e_e0lhG-_nMYXp0jqqW0tRlRgx3WxDr3X9ucwJB-ApNx0VYPgTVDeaezfEpQpt_BR
dc.description.abstractxThis work of conclusion of the course (TCC) of the Degree in Mathematics at the Agreste Academic Center of the Federal University of Pernambuco aimed to identify the research groups that discuss the Field Education in articulation with Mathematics Education. Therefore, we chose to develop a documentary study having as corpus of research the Directory of Research Groups of the Plataforma Lattes of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq). We seek to answer the following question: which research groups discuss Field Education in articulation with Mathematics Education? Looking for elements of answers to this question, we initially identify the research groups that discuss Field Education and those who discuss Mathematics Education, then delineating the groups that articulate these two domains of knowledge. The said search was carried out from keywords and the description of the groups in the CNPq Directory. We identified 251 who discuss Field Education and 363 research groups discussing Mathematics Education respectively, making a total of 614 identified groups. Of these, only 14 discuss Field Education in articulation with Mathematics Education. This study confirms the results of other researches carried out on which point, on the one hand, that the research groups begin on investigating this subject and, on the other hand, Emphasize the need to develop new studies in the fields of Mathematics Education and Field Education in order to better understand the reality of Mathematics teaching in rural schools.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AMORIM, Danilo Severino de.pdf864,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons