Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41136

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Elizabeth Lacerda-
dc.contributor.authorSOUZA, Luciano Arruda de-
dc.date.accessioned2021-09-10T01:28:58Z-
dc.date.available2021-09-10T01:28:58Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.date.submitted2021-09-09-
dc.identifier.citationSOUZA, Luciano Arruda de. A utilização de recursos digitais no ensino de matemática nas escolas públicas do município de Jupi-PE. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41136-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a utilização dos aparelhos digitais disponíveis nas escolas de Ensino Fundamental II e Médio no município de Jupi/PE para o ensino de Matemática. Para isso, buscou-se conhecer os programas de incentivo ao uso de recursos digitais no Ensino Básico, saber se as escolas de Jupi possuem tecnologias digitais, se os professores sabem fazer uso e se estão fazendo. Esta é uma pesquisa exploratória na forma de levantamento e tem caráter quantitativo. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas, além de observação direta. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que a maioria dos docentes, embora com formação na área de Matemática, durante sua vida acadêmica não teve nenhuma disciplina direcionada para o ensino de matemática com a utilização de recursos digitais, o que dificulta o uso em sala de aula.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRecursos eletrônicos de informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleA utilização de recursos digitais no ensino de matemática nas escolas públicas do município de Jupi-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387669P7&tokenCaptchar=03AGdBq24scRJ4T0KHY-033TneVGqZGVSMVhKJLBNVH8sax5VBaXFTebeWFg4crY4OyZ3UD88Tx410fzsrL7pE8fUNkYnqDcIYtyYHFDnop9pAUz6jf7AaSk6BhV_XUtRKkSptCpwTNm00-S96SC51ThaJqhjSA5uta0-7TNlbXi4avpDPNcUXNZal9t3g1vICvLDur6lrrdYXPxwSC1pScQvFD8_mfSvcQpveTmb2xPpBdZ-93HiP1jI-3EzEByunDv3DM4ht47MrA-iIMa5R4IIKqdj1fQMM-J_xZUHXJhpQpzG3CH5O5m_WiYRBx96IlMGX_yiNKxAdlBBP1v_FvNmInc4y8qlAMiyNuaduOHGyMk2RufaeLqOloCNI2xTGN5w6IXWTi8w-Yc6p0dbg54fYrzvbQfpuj_1mG5_v0X1_jvDwFlWmbAEPWAesEEmgFEYqMm9Bv9EgF0dSZcv4p_9Ankdms73FRwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246629P8&tokenCaptchar=03AGdBq25Vt1Yjv1Sbu63pfLQR4PixKGS6iHfOPdr_IoyzDLQNzbPyzYt4F8xexM91TKjeB2qkAC0cdy_Cs90sroJntAH3ezoSe8cB8-B42f65TO__HbfYWVN3xV-3vif1NlwwL11Fiit6F7kexjGNvEc1nc3VzOg-GaAieSz3dQfzKBRlycCHhk6g3v-V40RArUZLpP8D-d4sNh8o6UCF6RK91rpYvooiZNK8GwxAUL2V0vHuT9cP6dumW-UlIoq5buWQWWCxC_77cbZTSx5MOTmL_By8FrrEb-dpNkipmYtdC6ngA0UMw82rwsOHz45TgnfhBflCy1mukMxQvNygtHBsa47R9vwoL6ZzA--vWqKfvCR_2Ud9M0pFU0VtKdNtgRPnj7bvJK7WiJOfQX5fkG5ID_EY4dPdU6yqVHTS3r2c485y-LfF1h7qnt3KMkcEOLQuboIfYtLtnMIRBF7QyhF1Zfu03R-MpApt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to investigate the use of digital devices available in Junior schools and High Schools in Jupi/PE in math. Thus, it has found to know the programs to encourage the use of digital in Juniors grade, to know if in Jupi schools have digital technologies, whether teachers know how to use them and if they are doing so. This is a research to explore in the form of survey and has a quantitative character. For the data collection, questionnaires with open questions were used, besides direct observation. Then, the results obtained could verify that most of the teachers, although with training in the area of math, during their academic life did not have any discipline directed to the teaching of math with the use of digital researchers, which makes it difficult to use in the classroom.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Luciano Arruda de.pdf841,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons