Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41136
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Elizabeth Lacerda | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Luciano Arruda de | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-10T01:28:58Z | - |
dc.date.available | 2021-09-10T01:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-09 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Luciano Arruda de. A utilização de recursos digitais no ensino de matemática nas escolas públicas do município de Jupi-PE. Caruaru: O Autor, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41136 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo investigar a utilização dos aparelhos digitais disponíveis nas escolas de Ensino Fundamental II e Médio no município de Jupi/PE para o ensino de Matemática. Para isso, buscou-se conhecer os programas de incentivo ao uso de recursos digitais no Ensino Básico, saber se as escolas de Jupi possuem tecnologias digitais, se os professores sabem fazer uso e se estão fazendo. Esta é uma pesquisa exploratória na forma de levantamento e tem caráter quantitativo. Para a coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas, além de observação direta. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que a maioria dos docentes, embora com formação na área de Matemática, durante sua vida acadêmica não teve nenhuma disciplina direcionada para o ensino de matemática com a utilização de recursos digitais, o que dificulta o uso em sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos eletrônicos de informação | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.title | A utilização de recursos digitais no ensino de matemática nas escolas públicas do município de Jupi-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387669P7&tokenCaptchar=03AGdBq24scRJ4T0KHY-033TneVGqZGVSMVhKJLBNVH8sax5VBaXFTebeWFg4crY4OyZ3UD88Tx410fzsrL7pE8fUNkYnqDcIYtyYHFDnop9pAUz6jf7AaSk6BhV_XUtRKkSptCpwTNm00-S96SC51ThaJqhjSA5uta0-7TNlbXi4avpDPNcUXNZal9t3g1vICvLDur6lrrdYXPxwSC1pScQvFD8_mfSvcQpveTmb2xPpBdZ-93HiP1jI-3EzEByunDv3DM4ht47MrA-iIMa5R4IIKqdj1fQMM-J_xZUHXJhpQpzG3CH5O5m_WiYRBx96IlMGX_yiNKxAdlBBP1v_FvNmInc4y8qlAMiyNuaduOHGyMk2RufaeLqOloCNI2xTGN5w6IXWTi8w-Yc6p0dbg54fYrzvbQfpuj_1mG5_v0X1_jvDwFlWmbAEPWAesEEmgFEYqMm9Bv9EgF0dSZcv4p_9Ankdms73FRw | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246629P8&tokenCaptchar=03AGdBq25Vt1Yjv1Sbu63pfLQR4PixKGS6iHfOPdr_IoyzDLQNzbPyzYt4F8xexM91TKjeB2qkAC0cdy_Cs90sroJntAH3ezoSe8cB8-B42f65TO__HbfYWVN3xV-3vif1NlwwL11Fiit6F7kexjGNvEc1nc3VzOg-GaAieSz3dQfzKBRlycCHhk6g3v-V40RArUZLpP8D-d4sNh8o6UCF6RK91rpYvooiZNK8GwxAUL2V0vHuT9cP6dumW-UlIoq5buWQWWCxC_77cbZTSx5MOTmL_By8FrrEb-dpNkipmYtdC6ngA0UMw82rwsOHz45TgnfhBflCy1mukMxQvNygtHBsa47R9vwoL6ZzA--vWqKfvCR_2Ud9M0pFU0VtKdNtgRPnj7bvJK7WiJOfQX5fkG5ID_EY4dPdU6yqVHTS3r2c485y-LfF1h7qnt3KMkcEOLQuboIfYtLtnMIRBF7QyhF1Zfu03R-MpA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to investigate the use of digital devices available in Junior schools and High Schools in Jupi/PE in math. Thus, it has found to know the programs to encourage the use of digital in Juniors grade, to know if in Jupi schools have digital technologies, whether teachers know how to use them and if they are doing so. This is a research to explore in the form of survey and has a quantitative character. For the data collection, questionnaires with open questions were used, besides direct observation. Then, the results obtained could verify that most of the teachers, although with training in the area of math, during their academic life did not have any discipline directed to the teaching of math with the use of digital researchers, which makes it difficult to use in the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Luciano Arruda de.pdf | 841,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons