Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41133
Compartilhe esta página
Título: | Teoria da aprendizagem significativa: uma visão de alunos e professor de matemática do ensino médio. |
Autor(es): | SILVA, Mariana Karoline Salgado da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Aprendizagem; Educação; Ausubel, David Paul, 1918- |
Data do documento: | 12-Jan-2016 |
Citação: | SILVA, Mariana Karoline Salgado da. Teoria da aprendizagem significativa: uma visão de alunos e professor de matemática do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | A educação, desde sempre, se encontra ao nosso redor, sendo de essencial importância para o nosso crescimento pessoal e profissional. Devido a esta importância, é necessário que existam profissionais capacitados e em total sintonia com aquilo que escolheram seguir. O ato de ensinar vai muito além da sala de aula e é importante que os envolvidos estejam dispostos a enfrentar as dificuldades porventura surgidas. O ensino está associado à aprendizagem e será sobre ela que iremos nos debruçar no presente estudo. A aprendizagem se dá em diversas situações de nossa vida e não está restrita apenas a uma sala de aula. O nosso interesse foi questionar e identificar a valorização do conhecimento prévio trazido por alunos do 2º ano do Ensino Médio de um município do Agreste Pernambucano, assim como identificar situações de uma Aprendizagem Significativa durante as aulas. O conceito de Aprendizagem Significativa foi desenvolvido por David Ausubel e significa identificar aquilo que o indivíduo já sabe, a fim de ensiná-lo de acordo. Nossa pesquisa teve como objetivo principal identificar se a Aprendizagem Significativa era valorizada na sala de aula durante o ensino de Matemática. Ela foi realizada através de observações das aulas desta disciplina, em duas turmas, e pela aplicação de dois questionários, um destinado aos alunos e outro destinado ao professor destas turmas. As observações intencionaram verificar a presença da Aprendizagem Significativa e como se dava a interação entre os pares, professor e alunos. O questionário foi aplicado a fim de comparar as respostas obtidas com as situações vistas em sala e para identificar a presença dos tipos de Aprendizagem Significativa. Apesar de tanto o professor, quanto a maioria dos alunos afirmarem haver a Aprendizagem Significativa, na prática, não foi o que observamos. Poucas foram as situações observadas que sugeriram uma Aprendizagem Significativa, sendo comum existir uma Aprendizagem Mecânica. Em contrapartida, com a nossa pesquisa teórica compreendemos como o ensino, por meio da utilização de recursos potencialmente significativos, pode auxiliar no desenvolvimento do aluno e fazer com que ele consiga melhores resultados, sendo de fundamental importância valorizar e reconhecer o conhecimento trazido por ele. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41133 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Mariana Karoline Salgado da.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons