Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41133

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorSILVA, Mariana Karoline Salgado da-
dc.date.accessioned2021-09-09T02:07:20Z-
dc.date.available2021-09-09T02:07:20Z-
dc.date.issued2016-01-12-
dc.date.submitted2021-09-08-
dc.identifier.citationSILVA, Mariana Karoline Salgado da. Teoria da aprendizagem significativa: uma visão de alunos e professor de matemática do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41133-
dc.description.abstractA educação, desde sempre, se encontra ao nosso redor, sendo de essencial importância para o nosso crescimento pessoal e profissional. Devido a esta importância, é necessário que existam profissionais capacitados e em total sintonia com aquilo que escolheram seguir. O ato de ensinar vai muito além da sala de aula e é importante que os envolvidos estejam dispostos a enfrentar as dificuldades porventura surgidas. O ensino está associado à aprendizagem e será sobre ela que iremos nos debruçar no presente estudo. A aprendizagem se dá em diversas situações de nossa vida e não está restrita apenas a uma sala de aula. O nosso interesse foi questionar e identificar a valorização do conhecimento prévio trazido por alunos do 2º ano do Ensino Médio de um município do Agreste Pernambucano, assim como identificar situações de uma Aprendizagem Significativa durante as aulas. O conceito de Aprendizagem Significativa foi desenvolvido por David Ausubel e significa identificar aquilo que o indivíduo já sabe, a fim de ensiná-lo de acordo. Nossa pesquisa teve como objetivo principal identificar se a Aprendizagem Significativa era valorizada na sala de aula durante o ensino de Matemática. Ela foi realizada através de observações das aulas desta disciplina, em duas turmas, e pela aplicação de dois questionários, um destinado aos alunos e outro destinado ao professor destas turmas. As observações intencionaram verificar a presença da Aprendizagem Significativa e como se dava a interação entre os pares, professor e alunos. O questionário foi aplicado a fim de comparar as respostas obtidas com as situações vistas em sala e para identificar a presença dos tipos de Aprendizagem Significativa. Apesar de tanto o professor, quanto a maioria dos alunos afirmarem haver a Aprendizagem Significativa, na prática, não foi o que observamos. Poucas foram as situações observadas que sugeriram uma Aprendizagem Significativa, sendo comum existir uma Aprendizagem Mecânica. Em contrapartida, com a nossa pesquisa teórica compreendemos como o ensino, por meio da utilização de recursos potencialmente significativos, pode auxiliar no desenvolvimento do aluno e fazer com que ele consiga melhores resultados, sendo de fundamental importância valorizar e reconhecer o conhecimento trazido por ele.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAusubel, David Paul, 1918-pt_BR
dc.titleTeoria da aprendizagem significativa: uma visão de alunos e professor de matemática do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4366040A7&tokenCaptchar=03AGdBq25Z5zrc2G2okmDePY5vb6RCW1btFGEKwUMERR_fGtjn_xNT10gEJf8IGlMZOJZYvgfq1B7z8JXy7nZSIXt3S405_X3AFPqlha6LWPhj6ZRgDbrYJGJ3t2qsekBZtj0dDA7HBYUpUmESzUeZD1NOTnU_0sWop0BgZj61s6STKvtVwkEll7h_V41HSDM0HFgAhPXGwTBeTrsSu7Arw__wgDVQ98d5WUXdQW4rQtQ4_-ZCmXgHnLp50BFDcFXPndH8aIKPlfAmWXtdxpW-F5satR0tsYiwwQa1fjmALW_L49iaY28YfoBfj-w2dZwauQdoIzU1KIWiT3qsZ3AO1NVcIYUpusHEb0iR4JYBnDcGp808NJ-YJN1bEHiiG6430ycpmyb8qNlZ_nOw6jCix5e3ex6nWvV6qe3vzDP07vpxhGfL5eaYg_hzjIyKQdmL6zHPkq8RtUF2jzc7rwZxHx_25BiFCjradwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734039D6&tokenCaptchar=03AGdBq247-yRq8QipL1-wyKbM995vqeB2bjGnukhwedlB8tUdp8vVKygbW5Fjh8_t21D_u98Tvx8XMd5T8ns19qekEWsSi80eTI2SXOkaJE9QnTYuGDq3-9YWdwEobgQSZr2mlfcMyd3W_Hp5QitBxp9ZeTFDfZTrSABzCQ7q8IFucOUP9wterEwVCnHyM5C3DNUPLnIpFP2GmxWeY78_3Ys71trKmA4UGMdtzl9n1D6_A159k0dyakvIwO_i9QL_r35AdKO87HiFyCJFBraEdf5u7IA6FtX-emYxe4UKod9AX4RrOS5qtpGszMq0qRVwRxWt8XnIZjoelGW3WhJhQpcF80gakhmJoyVsAiGvohTfb3OJ3gFqgpoKpKm8G68gEv_HuKI37zE0EcizNVhNcVVHkjb1oG0sIPJyPVLrMMbfSfFUAN2NNqhPcmKztT4mm_WyA9PTANvp0Rb6aBHLzhX2Uvr_1Y_pe-F1p-4gDS0BwGinEOcNK3Apt_BR
dc.description.abstractxEducation since ever has been around us, being of essential importance to our personal and professional development. Because this importance, it’s necessary there are trained professionals and that they are dicided with what chose to follow. The act of teaching goes beyond the classroom and it’s important that all involved are willing to face the difficulties that perhaps arose. Teaching is associated to learning and will be about it that we will talk in this study. The learning happens in several situations of our lives and is not restricted just to a classroom. Our interest was to question and identify the value of the prior knowledge brought by second year high school students from a city in Pernambuco, and identify situations of a Meaningful Learning during the classes. The concept of Meaningful Learning was developed by David Ausubel and means to identify what the individual already know in order to teach him accordingly. Our research aimed to identify whether the Meaningful Learning was valued in the classroom during the Mathematics teaching. It was carried out through observations of lessons of this course in two classes, and by application of two questionnaires, one for students and another for the teacher of these classes. Observations aimed to verify the presence of Meaningful Learning and how was the interaction among pairs, teacher and students. The questionnaire was applied in order to compare the answers obtained with the situations observed in class and to identify the presence of the types of Meaningful Learning. Although both teacher, as most students say to exist Meaningful Learning, in practice was not what we observed. Few were those observed situations that suggested a Meaningful Learning, being common there is a mechanical learning. In contrast with our theoretical research we understood how teaching through the use of potentially significant resources can assist the student’s development and make him get better results, being of fundamental importance to value and recognize the knowledge brought by him.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Mariana Karoline Salgado da.pdf1,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons