Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41078

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorSILVA, Gustavo Anderson da-
dc.date.accessioned2021-09-03T01:07:39Z-
dc.date.available2021-09-03T01:07:39Z-
dc.date.issued2016-12-21-
dc.date.submitted2021-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Anderson da. Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: uma pesquisa com estudantes de matemática da UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41078-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar as representações sociais de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem. Partindo da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, procurou-se explorar como a Matemática e suas relações de ensino figuram no sistema simbólico dos estudantes, compondo ideias, pensamentos, valores e emoções, ou seja, suas próprias teorias sobre essa temática. A perceptiva assumida nesse estudo diz respeito em identificar as representações sociais que possam indicar perspectiva da prática educacional desses futuros docentes. Integram os procedimentos metodológicos aderidos à pesquisa: a aplicação da livre-associação de palavras e as entrevistas semi-estruturadas, realizadas com um total de 32 Licenciandos em Matemática da UFPE, do Campus Acadêmico do Agreste. A apreciação dos dados permite evidenciar que a estrutura das representações dos estudantes sobre a Matemática constituída por números e cálculo, em outras palavras, há representações sociais constituídas em seu núcleo central no que diz respeito ao campo do conhecimento da ciência “pura”; enquanto as representações sociais sobre o Ensino de Matemática constituem alunos, professores, conhecimento e aprender.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEstudantes de matemáticapt_BR
dc.titleRepresentações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: uma pesquisa com estudantes de matemática da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4406289D0&tokenCaptchar=03AGdBq25K-Xr48eNTzqz9Pf-5yAxFxh-ZxODyNMnOk2DHagmexy8hZ9XgZvib7UuLNlhOiwJ18nQhGofOBCmrHSCABig2vFzYy-1UQdFydFkRdzjYqrehVRjo3Fxspj3edsTvyVbmQgN32cuDTDODEmtyzMeTTVlCy7UOsV1BOj4A0_5CNla3haoq-2SuaYJAQZX05AWVhIVNowzFAtgSylsy0NKOE4M3mDGWDsI_2eYfGi6XnKI7NBZRaYdz64dPu-Yeh1GaiEuF13mEfWvk1Bgy7SPWq1bM202LY2W1j--1Tk-CfY1UdtuHmE05opvV0woz5nnLucU0yR6g23t7FFdtxHfTCL5Hbb8w1E-6N6pVBmIgEPBQCDkaW4ExUv7Xgf_qHjCZ4rMg1PegbLdzVCoYKQNA5PhzvfcVUZabk5gvyVkJlsjZ3eifRNhifVdEU9eY13VnanXaCzHeylh41NPmzZP3VsNDYwpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779587J7&tokenCaptchar=03AGdBq26SIDsTz85dCnig9La2YbQTVddtq3y8S_foftzl-K3V-ZPfNolu5CpzZYeC1paWGTvpHbriZ2lUsQAFnkrOouOcZ9C7jO7uXg_6XCZ_V_BcE3wqzVq9iUJ_isn0QvjT8fYAdoYlYrb3H-VTT8cFskBMLcfGfpWuRr6lTF6g577C1fLz--sTk32lnWTT7nsDyg9X70MGbcnGRJPfgJtBkHgDYt-jIWBcY1zUXlEPenpOlforVlKcjLo1dnU4IX8dScOnjU5bEwqGF4GaDTtZMkpOSnFr0fvvI3ocMEWvVss7S59L2yUqalWcsgNgi-6VOmpftlJJZ37hyyJHZBdCNwF3aUoYb4yvS2Yvl6iJ7X0sWRyvvzGct_QYMmW8Ysk1hUvXWwFzleSvFm7wHgAarVEAa0Wu4mKj1UtXaMKRxTuAPEdQTGMDY8TvzCv5VzifNbWU6HsgLOat-5K3StYRL0tSRYODWwpt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to investigate the students’ social representations from the Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) about Mathematics, its teaching and learning. From the Theory of Social Representations of Moscovici, we intended to explore how Mathematics and its teaching relationships figure in the symbolic system of students, composing ideas, thoughts, values and emotions, that means, their own theories on this theme. The perception assumed in this study concerns about the identification of social representations that may indicate a perspective of the educational practice of these future teachers. It is integrated to the methodological procedures adhered to the research: the application of the free association of words and the semi-structured interviews carried out with a total of 32 Mathematics’ students of UFPE – Campus Acadêmico do Agreste. The data appreciation makes it possible to show that the structure of students ‘mathematics representations is consisting of numbers and calculus, in other words, there are social representations constituted in their central nucleus with respect to the field of knowledge of "pure" science. While the social representations about Mathematics teaching constitute students, teachers and knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Gustavo Anderson da.pdf994,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons