Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41078

Share on

Title: Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: uma pesquisa com estudantes de matemática da UFPE.
Authors: SILVA, Gustavo Anderson da
Keywords: Representações sociais; Prática de ensino; Estudantes de matemática
Issue Date: 21-Dec-2016
Citation: SILVA, Gustavo Anderson da. Representações sociais sobre a matemática, seu ensino e aprendizagem: uma pesquisa com estudantes de matemática da UFPE. Caruaru: O Autor, 2016.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar as representações sociais de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre a Matemática, seu ensino e aprendizagem. Partindo da Teoria das Representações Sociais de Moscovici, procurou-se explorar como a Matemática e suas relações de ensino figuram no sistema simbólico dos estudantes, compondo ideias, pensamentos, valores e emoções, ou seja, suas próprias teorias sobre essa temática. A perceptiva assumida nesse estudo diz respeito em identificar as representações sociais que possam indicar perspectiva da prática educacional desses futuros docentes. Integram os procedimentos metodológicos aderidos à pesquisa: a aplicação da livre-associação de palavras e as entrevistas semi-estruturadas, realizadas com um total de 32 Licenciandos em Matemática da UFPE, do Campus Acadêmico do Agreste. A apreciação dos dados permite evidenciar que a estrutura das representações dos estudantes sobre a Matemática constituída por números e cálculo, em outras palavras, há representações sociais constituídas em seu núcleo central no que diz respeito ao campo do conhecimento da ciência “pura”; enquanto as representações sociais sobre o Ensino de Matemática constituem alunos, professores, conhecimento e aprender.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41078
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Gustavo Anderson da.pdf994,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons