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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41071
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Título: | O uso do software GeoGebra no ensino de funções polinomiais do 1º e do 2º grau. |
Autor(es): | SILVA, Alan Henrique Marques da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Funções (Matemática); Polinômios; Informática; GeoGebra (Software) |
Data do documento: | 5-Dez-2016 |
Citação: | SILVA, Alan Henrique Marques da. O uso do software GeoGebra no ensino de funções polinomiais do 1º e do 2º grau. Caruaru: O Autor, 2016. |
Abstract: | Diante da atual fase do desenvolvimento técnico-científico, é de fundamental importância que a comunidade escolar possa entender e usar os avanços tecnológicos. A cada dia os alunos estão mais conectados às redes sociais e à aparelhos digitais, sendo assim é preciso também que os professores recebam conhecimentos técnicos durante suas formações para poderem explorarem esses recursos. A pesquisa desenvolveu-se através de uma intervenção na sala de aula, onde foi explorado os tópicos de Funções Polinomiais do 1º e do 2º Grau com o apoio do Software GeoGebra e estudos de artigos, teses, livros e outras referências que trabalharam os usos dos Softwares em aulas de matemática, as tendências e o currículo no ensino da matemática no que se refere ao ensino de funções. Nosso objetivo é compreender em que medida o uso do geogebra contribui nos processos de ensino e aprendizagem da matemática e discutir desafios e avanços da utilização do GeoGebra nas aulas. Foi feito também um estudo da implantação da informática na Educação no Brasil e as classificações dos softwares de acordo com Valente e Gomes e Padovani. Nossa metodologia consistiu na aplicação de uma atividade, na qual continha questões que exploravam os tópicos citados. Foi feito um reconhecimento do software por parte dos alunos e consequentemente a resolução das perguntas propostas. Ao final da atividade os alunos responderam a um questionário acerca da atividade proposta, e através das respostas percebeu-se o posicionamento dos estudantes com respeito a contribuição para o aprendizado, a motivação, o interesse e o envolvimento deles com a intervenção por meio do GeoGebra. Através das obras estudadas e de nossa intervenção chegou-se ao denominador comum que, hoje a tecnologia deve estar intimamente ligada ao processo de ensino e aprendizagem, em particular no ensino da matemática nos seus diversos níveis de ensino. Foi visto também que de acordo com Souza (2001) e Iracy (2005) se torna essencial que os professores já saiam dos cursos de licenciatura com conhecimentos técnicos para poder explorar todos esses mecanismos oferecidos pela tecnologia. Finaliza-se com o pensamento e o desejo de continuar pesquisando sobre essa perspectiva, e antes de tudo contribuir para o ensino da Matemática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41071 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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