Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41071

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, Alan Henrique Marques da-
dc.date.accessioned2021-08-31T18:42:11Z-
dc.date.available2021-08-31T18:42:11Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.date.submitted2021-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Alan Henrique Marques da. O uso do software GeoGebra no ensino de funções polinomiais do 1º e do 2º grau. Caruaru: O Autor, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41071-
dc.description.abstractDiante da atual fase do desenvolvimento técnico-científico, é de fundamental importância que a comunidade escolar possa entender e usar os avanços tecnológicos. A cada dia os alunos estão mais conectados às redes sociais e à aparelhos digitais, sendo assim é preciso também que os professores recebam conhecimentos técnicos durante suas formações para poderem explorarem esses recursos. A pesquisa desenvolveu-se através de uma intervenção na sala de aula, onde foi explorado os tópicos de Funções Polinomiais do 1º e do 2º Grau com o apoio do Software GeoGebra e estudos de artigos, teses, livros e outras referências que trabalharam os usos dos Softwares em aulas de matemática, as tendências e o currículo no ensino da matemática no que se refere ao ensino de funções. Nosso objetivo é compreender em que medida o uso do geogebra contribui nos processos de ensino e aprendizagem da matemática e discutir desafios e avanços da utilização do GeoGebra nas aulas. Foi feito também um estudo da implantação da informática na Educação no Brasil e as classificações dos softwares de acordo com Valente e Gomes e Padovani. Nossa metodologia consistiu na aplicação de uma atividade, na qual continha questões que exploravam os tópicos citados. Foi feito um reconhecimento do software por parte dos alunos e consequentemente a resolução das perguntas propostas. Ao final da atividade os alunos responderam a um questionário acerca da atividade proposta, e através das respostas percebeu-se o posicionamento dos estudantes com respeito a contribuição para o aprendizado, a motivação, o interesse e o envolvimento deles com a intervenção por meio do GeoGebra. Através das obras estudadas e de nossa intervenção chegou-se ao denominador comum que, hoje a tecnologia deve estar intimamente ligada ao processo de ensino e aprendizagem, em particular no ensino da matemática nos seus diversos níveis de ensino. Foi visto também que de acordo com Souza (2001) e Iracy (2005) se torna essencial que os professores já saiam dos cursos de licenciatura com conhecimentos técnicos para poder explorar todos esses mecanismos oferecidos pela tecnologia. Finaliza-se com o pensamento e o desejo de continuar pesquisando sobre essa perspectiva, e antes de tudo contribuir para o ensino da Matemática.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectPolinômiospt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.titleO uso do software GeoGebra no ensino de funções polinomiais do 1º e do 2º grau.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4365953D0&tokenCaptchar=03AGdBq25u6tPofKpVPldO6qMBQvZcziWQWb-lIrDa_uM-tQ2Qjfxt7VGG4tr3xvlIZiqo8kiGof9kTOzN2XZ_Ji3ON4VAKa1Ths4uHJutsGOYqqaM5MZYphH7m5iXR2Wu2dmIn3TyNqV8ohkieqoQwxZpG18ru_A1j9lym2ezpGxbScxeW_b1Oh9esMebE_xN3yMNALiaTOgVWyfng1dRWzzNGN4rsLDHr9g2HyGhH796zGQqf6SouzxtQPDCH4M4KACOr2-FxJbrpmf3HB70mZT11NlO__CKchG0FUIqBv7suWpVqqnYTCIju9E0H23iCqmAA-wnCByELOQGsDTTybirrtQsIdvobXvf3fQq4E5NhLw201eimVnRrbsjoV0El0P8dcgILV6hQoNwmXSUay3oWgQbQ-zAPaNz-pOMFijghUkSxgLOp6DApDtFr1Zxko2z1-45DZOExNEfsDtNNhke51ezuf4mKQpt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4468323Y6&tokenCaptchar=03AGdBq25BWKxzEPr1ccdWWc3bfi4_hTffGY2Zv3gimYA9tQA16F580OUXafLONpxtC9Ni8UHynvxvI-_JTTNyZyHlQl_YdzVR_YiAmydxroJokFwV0C0YQ96Ko6J8mT5bKinxbudkLwGra4giMDglewyrKN-t44GFZbstXSXCTmU5vh-lh5zWUIMdGqab3VLNpO7dXkpceamgPNQz5u9LG_5HKMQcUjK62RCgPSczDzw6gSCktbCe9J3t9FtsdckW46I4aZm3q_kVpvbyNv3_Mi4OapPb73orfWvo119nrGy7MRbMALAGDomxmfl8BVgZqR9pZhzBh2IDUIJR_BKZ-PmIJlon689JvbcLmzgVcS6ij9lrV7mkjq_es96b39jRJl63ReF0yJ9qohbbtKsy_4dXwbEFt7AdiUlGMR5FC0Hl-r_K-jEmEaO1KhpcHYp8gJQ0HPtxQe0pvcg1MxTyNeHEmPInanSvdwpt_BR
dc.description.abstractxFaced with the current phase of technical-scientific development, it is of fundamental importance that the school community can understand and use technological advances. Each day students are more connected to social networks and digital devices, so teachers must also receive technical knowledge during their training in order to use these resources. The research was developed through an intervention in the classroom, where the topics of Polynomial Functions of the 1st and 2nd Degree were explored with the support of GeoGebra Software and studies of articles, theses, books and other references that worked the uses of Softwares in mathematics classes, trends and curriculum in mathematics teaching with regard to teaching functions. Our goal is to understand to what extent the use of geogebra contributes to the processes of teaching and learning mathematics and discuss challenges and advances in the use of GeoGebra in classes. A study was also made of the implantation of informatics in Education in Brazil and the classification of software according to Valente and Gomes and Padovani. Our methodology consisted in the application of an activity, in which it contained questions that explored the mentioned topics. A recognition of the software was made by the students and consequently the resolution of the questions asked. At the end of the activity the students answered a questionnaire about the proposed activity and through the answers the students' positioning was perceived with respect to the contribution to the learning, the motivation, the interest and the involvement of them with the intervention through GeoGebra . Through the works studied and our intervention came the common denominator that, today, technology must be closely linked to the teaching and learning process, particularly in the teaching of mathematics in its various levels of education. It was also seen that according to Souza (2001) and Iracy (2005) it is essential that teachers leave university courses with the technical knowledge to be able to explore all these mechanisms offered by technology. It ends with the thought and desire to continue researching on this perspective, and, above all, to contribute to the teaching of Mathematics.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationMatemática - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Alan Henrique Marques da.pdf1,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons